quinta-feira, 23 de junho de 2011

Encontrada estrela que jorra volume inacreditável de água

Por Sam Biddle/Gizmodo 
Nasce uma estrela: o gás e poeira estimulando jatos polares, mostrado em tom azulado na ilustração. Crédito: NASA
Pesquisadores de astronomia descobriram uma estrela que está literalmente borrifando o espaço inteiro: ela lança o equivalente a 100 milhões de Rios Amazonas por segundo. A estrela que jorra água, no entanto, está menos para cachoeira e mais para jacuzzi (banheira de hidromassagem), o fluxo de água está a 100.000°C.

A essa temperatura, a água não está mais líquida, na verdade ela se decompõe em átomos de hidrogênio e oxigênio que, quando lançados no espaço, interagem com a poeira cósmica ao redor da estrela, formando cristais de gelo. Quente ou fria, a água se move extremamente rápido - a até 200.000km/s - e tem quase uma galáxia cheia de água assim. Mas não se preocupe, essa admirável bagunça está a 750 anos-luz de distância.

A estrela, uma protoestrela bebê nos padrões do universo, deve continuar nesse processo de espirrar água no espaço por milhões de anos, criando ondas e acumulando camadas de poeira ao redor, até virar uma estrela de fato.
 
 
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

7 Comentários:

rocha disse...

ish nao entendo, e de onde veio o oxigênio pra isso ?

JuH disse...

Essa pergunta seria a mesma para "De onde surgiu a poeira?", pô... apenas existem, só isso. Existe isso ae assim como existe o planeta Terra. Pode ser que em certos locais com uma quantidade grande de oxigênio e hidrogênio foram acumuladas pela atração dos átomos ou quem sabe da gravidade, sei lá.

ian031 disse...

mas se ela jorra agua, e um dos problemas na terra daki a uns anos vai ser a falta de agua, ñ teria como pegar esse agua(xD acho q ta meio longe neh), mas sei la, seria uma boa, o tenso e q ela ta longe e a agua ta muito quente, mas sei la acho q seria uma boa!

Ricardo disse...

Ian... Além da água derreter praticamente tudo que ela encostar, já que está numa temperatura tão alta, seria mais ou menos como vc pegar um balde cheio de GÁS oxigênio e hidrogênio, pois eles se separam. Tirando isso, a gente demoraria, viajando na velocidade da luz, 750 anos pra chegar lá.

A gnt mal chegou na lua, estamos planejando ir para Marte, e vc já quer ir "pegar água" em estrelas? @.@'

a11anz disse...

assim facin... vamo faze um aguaduto de la pra ca... kkk e agnt axando que a agua ia acaba...

Jean disse...

O oxigênio provavelmente vem de dentro da estrela, certo? Mas eu tb n entendi muito bem o artigo, acho q falta um pouco de informação.

bode disse...

nao sei o tamanho dessa protoestrela nem mesmo a temperatura interna e pressão... mas se falando de cosmos o infinito é bastante plausível.... assim como em nosso sol átomos de hidrogênio se fundem formando hélio e liberando energia, essa estrela pode ter uma temperatura e pressão assustadoramente gigantes capazes de fundir o hidrogenio em hélio, depois lítio, berílio, boro, carbono, nitrogenio e entao finalmente oxigenio... nem precisa falar da quantidade de energia liberada ne... só nosso sol na "simples" fissão de hidrogenios libera por segundo mais energia que a terra jamais utilizou! imagina de nitrogenio em oxigenio... mas.. é o nosso maravilhoso universo....

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo