quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dawn revela imagens completas do asteróide Vesta

Por EFE/Terra 
Sistema Solar interior sob exploração
Registro da sonda Dawn a uma distância de 5,2 km do Vesta. Crédito: NASA
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) apresentou nesta segunda-feira a primeira fotografia completa do gigantesco asteróide Vesta, 



tirada pelas câmeras da nave espacial Dawn, que entrou em sua órbita no dia 15 de julho. Dawn obteve a imagem no dia 24 de julho, quando estava a 5.200 m de distância do Vesta, depois de viajar 2,8 bilhões de km em aproximadamente quatro anos.

Lançada em 2007, a nave passará um ano girando ao redor do asteróide para estudar sua superfície e, posteriormente, se dirigirá ao planeta anão Ceres. Com 530 km de diâmetro, Vesta é o segundo objeto de maior tamanho no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter, que rodeia o Sistema Solar, e o mais brilhante, podendo ser a fonte de vários meteoritos que atingem a Terra. Os cientistas calculam que essa região abriga cerca de 100 mil asteróides, considerados os "escombros" que restaram após a formação do sistema há 4,6 bilhões de anos.

Este projeto conta com a participação do centro JPL para a direção de missões científicas da NASA em Washington, do Centro Marshall de Vôo Espacial em Huntsville (Alabama), da Universidade da Califórnia (UCLA) e da companhia Orbital Sciences Corporation, que desenhou e construiu a nave espacial. Também são parte da equipe da missão o Centro Aeroespacial Alemão, o Instituto Max Planck para a pesquisa do Sistema Solar, a Agência Espacial Italiana e o Instituto Italiano de Astrofísica.

"Agora que orbitamos um dos últimos mundos inexplorados do Sistema Solar interior, nós podemos ver que é um lugar único e fascinante", disse Marc Rayman, engenheiro-chefe da missão Dawn. A sonda, afirma a NASA, é equipada com detectores de raios-gama e de nêutrons - que registram a energia das partículas subatômicas emitidas pelo asteróide - e espectrômetro - que analisa os minerais da superfície de Vesta...

Leia matéria completa, acesse as imagens e mais dicas

 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo