quarta-feira, 10 de agosto de 2011

NASA diz que vida na Terra pode ter origem no espaço

Nasa diz ter evidências concretas provando que a base da vida pode ser fabricada no espaço - o que significa que nós, em última análise, podemos ser todos extraterrestres.

Um estudo liderado pelo Dr. Michael Callahan, do Centro de Voo Espacial Goddard, encontrou provas de que alguns dos materiais essenciais para a construção do DNA achados em meteoritos foram criados no espaço. 
 


A pesquisa, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, dá força à tese de que a vida na Terra surgiu de material extraterrestre vindo em um meteorito.

A teoria não é nova. Desde 1960 pesquisadores encontram componentes do DNA, a molécula que carrega o código genético dos seres vivos, nos meteoritos.

No entanto, sempre houve uma grande dúvida em relação a esses achados: como saber se foram mesmo criados no espaço ou se têm origem terrestre e apenas contaminaram os meteoritos quando estes caíram? Pela primeira vez, pesquisadores afirmam poder descartar a segunda hipótese ao reunir três evidências. Juntas, elas provarima que a condição química de cometas e asteroides é capaz de construir as bases das moléculas biológicas.

A análise

O primeiro passo foi recolher amostras de 12 meteoritos ricos em carbono – nove deles recuperados na Antártica. Elas foram extraídas com uma solução de ácido fórmico e passaram pelo processo de cromatografia líquida, um instrumento que separa compostos. O resultado foi então analisado com um espectrômetro de massa, que ajuda a determinar a estrutura química das amostras.

A equipe encontrou adenina e guanina, duas das quatro bases-nitrogenadas que compõem o nosso código genético. Imagine o DNA como uma escada em espiral na qual adenina e guanina se conectam às outras duas bases (timina e citosina) para formar os degraus. Elas são parte do código que diz às células quais proteínas deve produzir. A análise também revelou hipoxantina e xantina, elementos que não são achadas no DNA mas estão presentes em outros processos biológicos.

Mas, talvez mais importante, a análise de dois dos meteoritos revelou pela primeira vez a presença de duas moléculas relacionadas às bases-nitrogenadas, mas que nunca são usadas nos seres vivos: a 2,6-diaminopurina e a 6,8-diaminopurina. Elas possuem a mesma molécula central das bases nitrogenadas, mas com uma estrutura a mais ou a menos. São justamente essas moléculas que fornecem a primeira evidência de que os compostos nos meteoritos vieram do espaço, e não de contaminação terrestre.

Prova Nº1

Esses análogos das bases nitrogenadas não deveriam aparecer se viessem de contaminação terrestre, simplesmente porque não são usados pelos seres vivos nos processos biológicos. Na verdade, a única ocorrência de um deles é um vírus (cyanophage S-2L). Por outro lado, se os asteroides funcionam como fábricas “químicas”, com uma grande variedade de “ingredientes” e condições, seria de se esperar que produzissem muitas variações das bases nitrogenadas.

Prova Nº 2

A segunda evidência veio de uma análise do solo dos locais onde caíram os meteoritos que continham as bases nitrogenadas: na Antártica (onde mais de oito quilos de gelo foram estudados) e na Austrália.

Os resultados revelaram que as quantidades de adenina, guanina, hipoxantina e xantina eram muito menores em partes por milhão nas amostras da Terra do que nos meteoritos. Além disso, nenhum das moléculas análogas das bases foi achada no gelo ou no solo australiano.

Prova Nº 3

A última parte da avaliação foi gerar as mesmas moléculas encontradas nos meteoritos em laboratório. Os pesquisadores conseguiram formar as bases nitrogenadas e suas análogas em reações não-biológicas, recriando as condições do asteroide com cianeto de hidrogênio, amônia e água.

Para os pesquisadores, parece haver uma classe especial de meteoritos chamados CM2 que possuem condições apropriadas para essas moléculas.

Info
jornalvarginhahoje

1 Comentário:

Blogueiros do Brasil disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

Será publicado em 01/12/12 , no decorrer do dia.

IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
Google Analytics e em outras ferramentas
similares como originadas na URL
http://ads.tt/ .


Abraços cordiais.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo