terça-feira, 6 de setembro de 2011

NASA acaba de divulgar imagens inéditas da superfície lunar

Por EFE/Terra 
Uma bateria completa de fotos liberadas detalha inclusive as marcas das Apollo e das pegadas dos astronautas em solo lunar
Os caminhos deixados pelos astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell durante a Apollo 14, em ambos os passeios lunares, são visíveis nesta imagem da LRO. Crédito: NASA/Goddard/ASU/LRO




A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) apresentou nesta terça-feira (06) uma coleção de fotos feitas pelas câmeras da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), revelando alguns vestígios deixados pelas missões Apollo e também comprovando a presença do homem na Lua.

As imagens capturadas pela sonda são as mais nítidas feitas do espaço. Nas fotos é possível visualizar o rastro das missões Apollo 12, 14 e 17, tanto dos lugares nos quais elas pousaram, assim como as pegadas que os astronautas deixaram ao explorar a superfície lunar.

Em entrevista coletiva, as cenas foram apresentas por Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA, Mark Robinson, principal pesquisador do LRO na Universidade do Arizona, e Richard Vondrak, cientista do projeto LRO no centro espacial Goddard, da agência espacial, localizado em Greenbelt, Maryland.

As novas fotografias permitirão aos especialistas seguir os passos dos astronautas com mais clareza. O objetivo é encontrar o local onde foram recolhidas as amostras da Lua trazidas à Terra, além de desmentir as afirmações de que os humanos nunca viajaram à Lua, conforme indicaram os cientistas.

Os especialistas mostraram as marcas das antigas missões Apollo ao pousar, assim como os rastros que os astronautas deixaram quando saíram do módulo lunar e foram explorar a pé a superfície rochosa. Inclusive pode-se ver a última rota realizada por humanos na Lua.

Além de impactante, as imagens também terão grande utilidade científica, assegurou Green. Isso porque as fotos vão facilitar visualmente uma possível comparação entre as rochas na Terra com a das áreas ainda não exploradas, como as imagens da LRO. Essa é uma grande chance para dar continuidade ao processo de cartografia da Lua, sendo possível obter mais precisão ao determinar novos lugares de aterrissagem em missões futuras...

 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo