quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aberto, oficialmente, o Momento Itália-Brasil, em Minas Gerais

Governador Antonio Anastasia
 O governador Antonio Anastasia participou nesta terça-feira (25), na Casa Fiat de Cultura, da abertura oficial do Momento Itália-Brasil (MIB) em Minas Gerais. O evento, organizado pelo Consulado da Itália em Minas e pela Câmara Ítalo Brasileira de Minas Gerais, se estenderá até junho do próximo ano, com a realização de atividades culturais, artísticas e de negócios. O objetivo do MIB é mostrar o que Itália e Brasil fazem de melhor, da arte, cultura e gastronomia à ciência, esporte e economia. Serão realizados eventos, nos dois países, visando intercâmbio cultural e a troca de experiências.



Durante a cerimônia, o governador lembrou da influência italiana no Brasil. “Fico muito honrado de participar do lançamento desse Momento Itália-Brasil. A presença da Itália no Brasil iniciou-se antes da descoberta do Brasil. Se não fosse Cristóvão Colombo não teríamos a América, e se não fosse Américo Vespúcio não teríamos a identificação cartográfica do litoral brasileiro dois anos depois da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Sabemos que os grandes navegadores portugueses tiveram desde o primeiro momento o auxílio dos cartógrafos, grandes científicos da época, italianos. Mas os séculos se passaram e então percebemos que a presença da Itália foi se fazendo cada vez mais firme entre nós”, lembrou.

“Minas Gerais é um Estado que se orgulha de seu passado e da sua participação na unidade brasileira, dos seus sonhos, sempre a favor da liberdade, do desenvolvimento e progresso, da ordem. Mas, mais do que tudo, orgulhamos-nos também, daqueles que vieram para nossa terra há décadas, há mais de um século, realizar o sonho do seu desenvolvimento”, disse o governador em referência aos imigrantes italianos que chegaram a Minas Gerais na segunda metade do século XIX.

O Momento Itália-Brasil foi idealizado pelo embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, que esteve presente no evento. O MIB contará com atividades em todo o Brasil, mas Minas Gerais, segundo o consulado, será um dos Estados onde haverá os maiores eventos. “Há uma história muito longa de parceria entre italianos e brasileiros. Quando os italianos chegaram aqui se sentiram em suas casas. Trabalharam, produziram coisas importantes. Agora como celebrar isso? Eu acho que um capitulo que a gente começou é o certo: trabalhar com tantos amigos e parceiros privados e públicos”, afirmou La Francesca.

Depois do evento, o governador e os demais convidados puderam conhecer a mostra Roma: a Vida e os Imperadores, em exposição no local. Trata-se da maior exposição sobre Roma Antiga hoje no Brasil, na qual o público tem a oportunidade de apreciar mais de 300 objetos que representam fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império.

O presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, mandou mensagem de saudação pelo início das comemorações. “Eu quero deixar uma saudação aos organizadores e as autoridades que participam hoje em Belo Horizonte da inauguração da exposição Roma: a Vida e os Imperadores que propõe ao público brasileiro um inédito percurso através da evolução da sociedade romana durante os primeiros três séculos do império. O evento é parte do Momento Itália-Brasil que graças à parceria público-privada e a colaboração das autoridades brasileiras será daqui ao mês de junho a vitrine do nosso país na cultura, nas artes, nas ciências e nos esportes. Essa iniciativa representa uma viva testemunha da profunda e radicada amizade que ligam as culturas dos dois povos”, lembrou.

Além da exposição, o Momento Itália-Brasil em Minas inclui, entre outros, exibição de filmes, festa italiana de rua, festival de acordeom, exposição fotográfica, festival gastronômico, entrega de medalhas. O Palco Itália – Festival Ponte entre culturas vai reunir diversas manifestações artísticas italianas e ítalo-brasileiras abrangendo apresentação de espetáculos, exposições, realização de oficinas e intercâmbio entre artistas e grupos italianos e brasileiros de dança, música, teatro, cinema e artes plásticas.

Parcerias

Minas Gerais e Itália vem mantendo fortes relações econômicas e culturais nos últimos anos. Em junho de 2008, Minas assinou acordo de cooperação com o Governo da Região Piemonte para reafirmar os laços de irmandade já existente entre os dois governos. Em 2009 e 2010, foram realizados projetos de intercâmbio entre estudantes piemonteses e mineiros (Uemg e UFMG), juntamente com o Instituto Politécnico de Turim (Polito).

“A Itália é um dos principais parceiros econômicos de Minas Gerais, não só pela presença do Grupo Fiat e das diversas empresas italianas presentes em Minas, mas também em relação às trocas que fazemos sob o ponto de vista cultural, do design e do intercâmbio”, disse Antonio Anastasia em entrevista.

Em fevereiro de 2010, o Governo da Região Lombardia realizou atividades no âmbito de missão governamental, acadêmica e empresarial em Belo Horizonte. O setor agroindustrial foi o foco desta missão, nas esferas científica e acadêmica, workshop técnico e encontros empresariais.

Em junho deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Câmara Italiana organizaram o seminário “Os limites do crescimento e desenvolvimento sustentável: Porque investir em meio ambiente?”.

Rivista digitale Oriundi
 
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo