sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Procurando vida alienígena nos lugares certos

Por Jennifer Abbasi/PopSci - Tradução: Eduardo Rado 
A razão de estarmos mais perto do que nunca da descoberta que vai mudar tudo
Vizinhança: Lições aprendidas na Terra guiarão as missões dentro do nosso Sistema Solar. Crédito: Wikimedia Commons
Quer saber como astrobiólogos pretendem cumprir seu objetivo de encontrar vida no espaço nos próximos 20 anos? 


Reunimos aqui alguns dos mais interessantes projetos de busca – confira nossa página sobre o assunto e navegue pela galeria de fotos para saber sobre os maiores esforços dirigidos à busca por vida extraterrestre.

O primeiro deles acontece ainda este ano. Cientistas russos vão vasculhar a fronteira final da Terra, os lagos subglaciais antárticos [Veja Mistérios do Lago Vostok estudados]. Qualquer forma de vida encontrada sob três quilômetros de gelo, nas águas isoladas do Lago Vostok, não seria tecnicamente extraterrestre, é claro. Mas seria nova e incomum – e parecida ao que poderia viver nos possíveis oceanos abaixo da superfície de Europa, a lua gelada de Júpiter.

Os marcianos também podem estar logo adiante. Com tanta atenção dedicada ao planeta vermelho, não seria surpresa se a próxima grande missão da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) fosse destinada a ele. Ao final desta década, a agência iniciará um longo projeto para trazer rochas de Marte à Terra. Muitos acreditam que a missão Mars Sample Return (MSR) seria a que finalmente encontraria ETs, mesmo que estes sejam micróbios há muito tempo mortos e não homenzinhos verdes.

Se não encontrarmos alienígenas em nosso próprio quintal, talvez eles estejam em outros sistemas solares. Já na próxima década, a missão de busca planetária Terrestrial Planet Finder (TPF), algo como o telescópio do New World's Observer em nossa galeria de fotos, irá procurar por sinais de vida nas atmosferas de planetas extrassolares ao redor de outras estrelas.

Aqui no chão, o Allen Telescope Array (ATA), primeiro instrumento totalmente dedicado à busca por vida extraterrestre inteligente (SETI), poderia analisar um número suficiente de sistemas estelares para encontrar uma transmissão de rádio alienígena já nas próximas duas décadas – isso se o novo programa de financiamento do Instituto SETI funcionar. Leia mais sobre como e quando encontraremos vida (e que formas ela pode ter) em entrevista com Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto.

Para sua diversão, incluímos um guia dos nossos contatos favoritos com "alienígenas", entre eles a perseguição a um UFO em Ohio, em 1966. E também os (possíveis) micróbios encontrados em um meteorito no começo do ano.

 
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo