terça-feira, 29 de novembro de 2011

Exército confirma “operação luminosa” que alertou moradores de Corumbá

Por G1 
Exercícios duraram 12 minutos e puderam ser vistos em toda a área urbana
Foco foi emitido por artefato da FAB. Crédito: 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira
Um forte facho de luz no céu causou surpresa entre os moradores de Corumbá, a 444 km de Campo Grande (MS), 


na noite do último domingo (27), segundo o Exército. As luzes, inicialmente confundidas pela população com UFOs, eram emitidas por um artefato lançado por uma aeronave em treinamento.

De acordo com o major Denis de Miranda, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o quartel recebeu vários chamados telefônicos durante a ação. "Muitas pessoas ficavam sem entender o que eram essas luzes, e como ouviam o barulho dos caças, pensaram que eram UFOs. Nós esclarecemos a todos os que nos procuraram", relatou.

As luzes, compostas por fósforo branco, servem para dar apoio a tropas terrestres e tem condições de iluminar uma área de 400 m quadrados. Conforme a necessidade, podem ser lançados vários de uma vez, ampliando a área a ser iluminada. "Transforma a noite em dia", afirmou o oficial.

Essa foi a primeira vez que um exercício desse tipo foi realizado em Corumbá, e a ação foi mantida em sigilo [É parte de uma grande operação, a Ágata 3]. Os exercícios duraram cerca de 12 minutos e puderam ser vistos em toda a área urbana da cidade. Os objetos foram lançados em pequenos pára-quedas por dois caças AMX, da Aeronáutica.

As aeronaves partiram da Base Aérea de Campo Grande e chegaram ao destino em 20 minutos. Miranda explica que foram lançados quatro artefatos, e cada um deles tem duração média de três a 5 minutos, dependendo das condições climáticas.

O objetivo do exercício era testar a eficácia do equipamento em atividades militares na região. "Constatamos que houve um êxito de 100%", explicou o major. O exercício faz parte da Operação Ágata 3, que envolve as Forças Armadas, além da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Força Nacional, Receita Federal, entre outros.

Facho ajuda tropas a se deslocarem à noite. Crédito: 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira



Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.

Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo