sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Extraterrestres poderiam ser localizados por luzes urbanas

Por Thiago Szymanski/Tecmundo 
Achar ETs que vivam como nós pode estar ficando mais viável
Pesquisadores desenvolvem técnica que seria capaz de fazer com que um telescópio em Plutão detectasse a cidade de Tóquio. Crédito: NASA



Se você olhar para a Terra do espaço, ficará claro que há vida inteligente aqui pela imensa quantidade de luzes concentradas em diversas partes do planeta. Agora Abraham Loeb, da Universidade de Harvard, e Edwin Turner, da Universidade de Princeton, afirmam num estudo que podemos encontrar outras civilizações da mesma forma.

A razão dessa mudança de percepção aconteceu pois a maneira de busca atual, através de ondas de rádio, não tem se mostrado tão eficaz [Veja A agonia do SETI]. Isso principalmente porque, ao contrário da crença popular, transmissões de TV não viajam assim tão longe.

Além disso, conforme a nossa civilização avança no caminho da comunicação através da fibra ótica, menos resíduos de energia são gerados. Dessa forma, outras hipotéticas civilizações podem ter feito o mesmo, o que dificultaria nossas buscas.

A pesquisa feita por Loeb e Turner mostra que luzes artificiais em mundos remotos podem ser identificadas por telescópios de última geração. A premissa básica é simples: planetas que são exclusivamente iluminados por um sol possuem uma "identificação de luz" diferente de orbes que possuam iluminação artificial.

Loeb e Turner afirmam ainda que o uso dessa técnica, em comunhão com telescópios de longo alcance, tornaria capaz a identificação de uma grande cidade da Terra mesmo estando na borda do nosso Sistema Solar. Com o avanço dos telescópios, esse alcance deve ficar ainda maior.

Claro que para essa técnica dar resultados imediatos, os extraterrestres devem estar em uma distância de no máximo 50 unidades astronômicas (UA) - algo como daqui até o planeta anão Plutão. Claro que isso é improvável, mas o avanço da tecnologia já nos permite enxergar cada vez mais longe no espaço.



Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo