terça-feira, 8 de novembro de 2011

NASA monitora asteróide que passa pela Terra nesta terça

Por Estadão 
Agência garante que não há risco de colisão do 2005 YU55 com o planeta
O 2005 YU55 através das lentes de Arecibo (Porto Rico). Crédito: Arecibo Radar/NASA
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou nesta terça-feira (08) uma nova imagem do asteróide 2005 YU55, que se aproxima do planeta. 


O corpo rochoso deve passar a uma distância inferior à da Lua no momento de sua maior aproximação ainda hoje, às 21h28 no horário de Brasília.

Tem 400 m de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões, e foi descoberto em 2005 por Robert McMillan. Segundo cálculos, deve passar a uma distância mínima de 324 mil quilômetros, menos que a distância da Lua - cerca de 384 mil quilômetros da Terra -, mas a agência espacial garante que não há risco de colisão com o nosso planeta.

O fenômeno será visível do hemisfério norte, com trajetória favorável para o norte da Europa e Estados Unidos [No Brasil também poderá ser observado] para aqueles que tenham equipamentos adequados (preferencialmente telescópios com espelhos superiores a 150 mm) e, ainda assim, será de difícil observação, pois o asteróide é muito escuro e sua passagem ocorrerá rapidamente.

O radar planetário do Observatório de Arecibo eliminou, em abril de 2010, o risco de uma colisão do 2005 YU55 com a Terra pelos próximos 100 anos, o que levou à retirada do astro da relação de objetos perigosos da NASA. "O asteróide foi observado por Arecibo, em Porto Rico, enquanto estava a 2,4 milhões de quilômetros da Terra, ou seis vezes a distância que nos separa da Lua", informou Michael Nolan, diretor do observatório...


 


Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo