terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Auditoria revela que amostras da Lua desapareceram da NASA

Por AFP/Terra 
 Perdidas ou extraviadas mais de 500 das rochas lunares
Algumas delas possuem cerca de 4,5 bilhões de anos, indicando que partes da crosta lunar solidificaram logo após a sua formação. Crédito: Johnson Space Center/NASA
Centenas de amostras da Lua e de meteoritos que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) empresta normalmente a pesquisadores desapareceram, segundo uma auditoria da agência espacial na quinta-feira (09). 



O inspetor geral da NASA, Paul Martin, publicou um relatório detalhando a concessão de empréstimos aos pesquisadores que nunca as utilizaram ou simplesmente perderam o controle de amostras raras que datam da primeira viagem dos Estados Unidos à Lua, em 1969.

Segundo a auditoria, "517 materiais astronômicos emprestados se perderam ou foram roubados entre 1970 e junho de 2010". Essas amostras incluem, entre outras, rochas e solo da Lua, íons da camada externa do Sol, poeira de cometas e poeira cósmica da estratosfera terrestre. "Estas amostras constituem um recurso raro e limitado e têm um papel importante na pesquisa e na educação", disse o informe.

Em março, a NASA tinha mais de 26 mil amostras em empréstimo, de uma coleção de 140 mil peças da Lua, 18 mil amostras de meteoritos, 5.000 de poeira cósmica e de cometas. O informe recomenda que a agência deve identificar melhor as peças de sua propriedade e elaborar um inventário anual para evitar estas perdas.


Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo