terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Catalogados mais de 1.000 grandes asteróides próximos à Terra

Por O Globo 
Agência espacial cumpre meta de identificar maior parte destes objetos
Objetos celestes são constantemente monitorados por várias organizações. Crédito: NASA/JPL
Cerca de 1.000 asteróides grandes o bastante para causarem efeitos catastróficos caso se choquem com a Terra foram catalogados pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), 

que cumpriu a meta de identificar a maior parte destes objetos potencialmente perigosos nas cercanias do planeta estabelecida pelo projeto Spaceguard, aprovado pelo Congresso dos EUA em 1998.

A astrônoma Amy Mainzer, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), informou durante reunião da União Americana de Geofísica que o levantamento detectou 93% das rochas espaciais com mais de um quilômetro de diâmetro que cruzam a órbita da Terra, enquanto o Spaceguard determinava a identificação de 90% delas.

Usando o recém aposentado observatório espacial em infravermelho WISE, os cientistas da NASA também encontraram cerca de 20,5 mil outros asteróides menores nas vizinhanças da Terra. "Estimativas anteriores indicavam que existiriam entre 36 mil e 100 mil destes objetos com cerca de 100 m de diâmetro, que ainda assim representam uma ameaça para o planeta", disse Mainzer. "Mas qualquer impacto ainda é um evento muito pouco provável", destacou a astrônoma.

No início de novembro, o asteróide 2005 YU55, com aproximadamente 400 m de diâmetro, passou a 0,85 distância lunar (cerca de 320 mil quilômetros) da Terra. Inicialmente classificado como objeto potencialmente perigoso, uma análise mais detalhada de sua trajetória descartou por completo a possibilidade dele colidir com o planeta. Apesar disso, muitas pessoas continuaram a alardear na internet o perigo de sua aproximação. O YU55 foi o maior objeto do tipo a chegar tão perto da Terra desde 1976 e nova visita só está prevista para 2028, quando o 2001 WN5, com diâmetro estimado entre 700 m e 1,5 quilômetro, deverá chegar a 250 mil quilômetros de nós.



Agradecimentos a:
 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo