terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NASA esclarece boatos apocalípticos da inversão dos pólos magnéticos da Terra

Por Veja 
Agência espacial afasta rumores que ligam o fenômeno a uma possível hecatombe global
Ilustração esquemática do campo magnético da Terra. Crédito: Peter Reid/University of Edinburgh
Quem vê na inversão de pólos um sinal do fim do mundo afirma que as mudanças 
 
 
no campo magnético no planeta vão arruinar a migração de espécies animais, expor a atmosfera à radiação solar mortal e mudar o eixo da Terra, levando o gelo dos pólos a derreter, inundando os continentes.

Para os cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), porém, isso não ocorrerá. A inversão de polos é regra, não exceção, afirmam eles, e já ocorreu diversas vezes desde que existe vida na Terra. Os dinossauros e nossos ancestrais hominídeos já passaram pelo evento, que ocorreu pela última vez há cerca de 800 mil anos.

Segundo a agência, o campo magnético do planeta pode até enfraquecer durante o processo de inversão, que pode durar milhares de anos, mas não irá sumir porque é fruto do movimento incessante do núcleo da Terra.

Um artigo publicado na última semana no site da NASA [Veja 2012: Magnetic Pole Reversal Happens All The (Geologic) Time] afasta qualquer possibilidade da mudança do pólo magnético da Terra causar o apocalipse. Fonte de muitas teorias sobre o fim do mundo, essa inversão magnética não deve varrer os seres vivos da face da Terra ou mudar o eixo de rotação do planeta, diz o estudo. "Os registros fósseis não mostram nenhuma mudança dramática na vida de animais e plantas da época da última inversão", afirma o texto.

O pólo norte magnético da Terra "viaja" a 64 km por ano e já está a 1.100 km ao norte do ponto em que pesquisadores o localizaram pela primeira vez, no século 19. A velocidade do ponto para o qual apontam as bússolas tem aumentado — era de 16 km por ano no início do século 20 — e deve levar a uma inversão dos pólos magnéticos do planeta.Hecatombe magnética?

Para pesquisadores da NASA, já não era sem tempo para que isso ocorresse, pois os campos magnéticos do planeta mudam a cada...
 
 



Agradecimentos a: 
 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo