sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Questões e meditações comuns da Ufologia contemporânea

Por José Augusto Fonseca
Ainda estamos com mais perguntas do que respostas sobre a notória presença alienígena na Terra
Continuamos presos ao modo humano de interpretação e conhecimento, como não poderia deixar de ser. Crédito: RTPI




Nas últimas seis décadas da Ufologia Mundial, temos nos deparado com os mais variados fenômenos, tanto no que se refere à ação de discos voadores em nosso meio, quanto aqueles de caráter geralmente oportunista, como também situações sérias de contatos com seres de outros planetas, que são casos que necessitam de aprofundamento por parte de pesquisadores. Tanto um quanto outro reflete características excepcionalmente complexas, mas o segundo requer um tratamento especial, por se tratar do eventual relacionamento entre humanos e outros seres, de outras culturas e com avançadas tecnologias. Acreditamos que os estudos em torno destes acontecimentos podem ajudar grandemente na compreensão da psicologia humana, naquilo que ela consegue reter de verdadeiro e no que cria, por razões diversas.

Por outro lado, tais casos podem também auxiliar de forma definitiva na elucidação de certos fenômenos e ampliar nossa compreensão do universo, no qual estamos incertos e sobre o qual pouco sabemos. Entretanto, é provável que permaneça a dificuldade de se avançar nesta questão enquanto os grupos de pesquisa permanecerem isolados uns dos outros, e os poderes constituídos insistirem em esconder evidências importantes em torno desta notável casuística. Se, por um lado, os grupos passam a adotar atitudes guiadas até mesmo pelo fanatismo ou pelo individualismo, por outro, os poderes oficialmente instituídos se ocultam e se negam a prestar esclarecimentos. Não basta simplesmente negar o fenômeno ou ignorá-lo, como tem sido feito, pois ele está aí, presente, e tem mostrado sinais contundentes de sofisticação a cada novo tempo.

Um trabalho único, voltado para o estudo de todas as vertentes da Ufologia e a agregação de elementos e experiências disponíveis, seria um sonho talvez muito grande. Todavia, facilitaria enormemente a identificação de casos ufológicos, assim como permitiria sua classificação por graus de importância, o que repercutiria de forma positiva na compreensão do problema e contribuiria para o afastamento de tantos aproveitadores – pessoas despreparadas que nada têm a contribuir e apenas causam mais desconforto e desconfianças em torno de algo tão marcante e de realidade incontestável.

Desta forma, a partir do momento em que os engodos, as falsas interpretações e posições pessoais possam ser afastadas de vez do enfoque principal das questões, poderíamos ter em mãos apenas os casos que mereçam ser apurados e estudados criteriosamente. Seria eliminada a perda de tempo e minimizado o surgimento de seitas de culto ufológico, tão prejudiciais ao desenvolvimento de estudos. Também teríamos um elemento atenuante dos aspectos sociais e psicológicos do Fenômeno UFO, uma vez que a dúvida e a desinformação, que têm gerado desvios no andamento da questão, estariam afastadas. Aí se incluem crenças escoradas em fundamentos duvidosos, canalizações ou contatos pouco ortodoxos...
 
 


Agradecimentos a: 
 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo