terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os procedimentos em caso de contato alienígena, segundo os cientistas

Por Jason Palmer/BBC News 
 O que fazer e o que dizer quando de fato acontecer?
“...Oportunidade para refletir sobre nós mesmos, sobre com o que nos importamos e como expressamos o que é importante para nós”. Crédito: Night Shade Books








Há décadas mandamos sinais, deliberados ou acidentais, ao espaço, além de procurar por emissões de sinais por alienígenas. Mas qual seria o plano caso um dia ouvíssemos alguma coisa?

Se isso acontecer, é mais provável que os cientistas da Search for Extra-Terrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI] percebam primeiro. Este grupo de cerca de 20 pesquisadores pelo mundo monitoram constantemente o universo na esperança de captar comunicações alienígenas, geralmente contando com recursos parcos e sendo ridicularizados. Eles buscam por algo estranho por entre os sinais dos maiores telescópios do mundo.

O SETI começou com um único homem, com um telescópio em 1959. Hoje computadores são usados para vasculhar o tráfego de ondas de rádio, enviando para astrônomos possíveis indícios de vida extraterrestre inteligente. Mas o que aconteceria caso fosse detectada uma comprovada comunicação oriunda de fora?

Teorias da conspiração defendem que os governos impediriam a divulgação desta informação, mas o principal astrônomo do SETI, Seth Shostak, pensa diferente. "A ideia de que os governantes iriam manter isso em segredo para evitar pânico não faz sentido. A história mostra que não é assim", diz ele. "No início do século 20 muitos acreditavam que existiam canais em Marte, uma vasta civilização hidráulica a apenas 50 milhões de km da Terra. A população dizia só que era coisa de marcianos, sem entrar em pânico".

O que fazer?

A primeira coisa a ser feita caso os computadores detectem algo seria confirmar a autenticidade com outros telescópios, o que levaria alguns dias. "Neste período você pode ter certeza de que muita gente falaria sobre isso em e-mails ou blogs... o assunto não ficaria secreto".

É provável, portanto, que a notícia de um contato alienígena fosse divulgada primeiro por um astrônomo do SETI. Em 1997, um "alarme falso" mostrou a reação provável. "Observamos este sinal durante todo o dia e a noite toda, aguardando alguém de algum governo se manifestar", diz Shostak. "Nem mesmo políticos locais telefonaram. Os únicos interessados eram da imprensa". Em 1977 - 20 anos antes -, houve o famosos e emblemático sinal Wow!.

Não há nem um plano de ação detalhando quais organismos internacionais devem ser informados primeiro. "O protocolo é simplesmente fazer o anúncio", diz Shostak.

As Nações Unidas têm um pequeno escritório em Viena chamado United Nations Office for Outer Space Affairs (Unoosa), ou Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral. Os cientistas do SETI tentam sem sucesso há anos estabelecer um plano comum de ação.

Perguntados o que aconteceria no caso de mensagem alienígena, a Unoosa respondeu que seu mandato atual "não inclui nada referente à questão colocada" [No entanto, em 1967, foi selado o Tratado do Espaço Exterior]. Portanto, o planejamento fica a cargo de pessoas como Paul Davies, da Universidade do Arizona, que lidera a equipe de pós-detecção do SETI. Mas não sabemos que tipo de informação, se é que existirá alguma, estaria contida em algum sinal. E sua decodificação poderia levar anos ou mesmo décadas.

E o que eles poderiam dizer? Poderia ser...
 
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo