domingo, 5 de fevereiro de 2012

Código de conduta espacial está sendo analisado por grandes nações

Por EFE/Veja 
 Documento seria necessário, segundo autoridades
Supervisão de atividades militares e de inteligência relativas ao espaço . Crédito: Gary Tonge
Os Estados Unidos anunciaram no mês passado que redigirão junto com a União Europeia (UE) e outros países um Código Internacional de Conduta nas Atividades do Espaço Exterior 


[International Code of Conduct for Outer Space Activities], documento que pode servir como base para uma futura normativa para a vida fora da Terra. "Um código de conduta ajudará a manter a sustentabilidade, a segurança e a estabilidade do espaço, ao estabelecer uma orientação para o uso responsável do mesmo", indicou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Hillary assegurou que o documento é necessário para proteger o entorno espacial do "grave risco que representam o lixo espacial e os agentes irresponsáveis". Também comentou que "os sistemas espaciais permitem o livre movimento das informações através de plataformas que abrem nossos mercados globais, melhoram a previsão meteorológica e a supervisão ambiental e permitem a navegação e o transporte globais".

"Os Estados Unidos não aceitarão, porém, nenhum código de conduta que de qualquer modo limite suas atividades espaciais relacionadas com a segurança nacional ou sua capacidade de proteger o país e seus aliados", advertiu Hillary. "No entanto, estamos preparados para trabalharmos juntos a fim de reverter as preocupantes tendências que estão prejudicando nosso entorno espacial, e para preservar os ilimitados benefícios e a promessa do espaço para as futuras gerações."

O código de conduta inscreve-se na Estratégia de Segurança Nacional do Espaço [National Security Strategy of Space, NSSS] que o Pentágono apresentou no início de 2011, cujo objetivo é garantir a supervisão das atividades militares e de inteligência, obstruída em algumas ocasiões pelo lixo espacial que interfere em suas radiofrequências.



 
 
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo