quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Encontrado 'planeta água', uma nova classe de mundos

Por Inovação Tecnológica 
Telescópio espacial Hubble descobriu tipo diferente de orbe extrassolar
O exoplaneta água orbita sua fraca estrela, uma anã-vermelha 300 vezes menos brilhante do que o Sol, a cada 38 horas, a uma distância de 2 milhões de quilômetros, o que permite calcular sua temperatura ambiente em algo perto dos 230 ºC. Crédito: Nature/Charbonneau et al (2009)



Menor do que Urano e maior do que a Terra, o exoplaneta é um mundo não apenas coberto, mas formado principalmente por água, rodeado por uma atmosfera gasosa espessa. "O GJ 1214b é diferente de qualquer outro planeta que conhecemos. Uma fração enorme de sua massa consiste inteiramente de água", contou Zachory Berta, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica.

O exoplaneta GJ 1214b, considerado uma super-Terra, foi descoberto em 2009. Em 2010, estudos indicaram que sua atmosfera era composta principalmente por vapor d'água. Agora, estudos mais detalhados, incluindo uma nova observação com o telescópio Hubble, ajudaram a descartar outras possibilidades, como uma névoa seca.

As névoas secas são mais transparentes à luz infravermelha do que a luz visível. As observações do Hubble ajudaram a estabelecer que a atmosfera do exoplaneta é condizente com vapor de água.

Materiais alienígenas

Mas veio então a novidade: o planeta parece ser praticamente um exoplaneta água. Como a massa e o tamanho do orbe foram determinados com bastante precisão, os astrônomos puderam calcular sua densidade - apenas duas gramas por centímetro cúbico. A água tem uma densidade de um grama por centímetro cúbico, enquanto a densidade média da Terra é de 5,5 gramas por centímetro cúbico. Isto sugere que o GJ 1214b tem muito mais água do que a Terra, e muito menos rochas.

Por decorrência, a estrutura interna desse exoplaneta água deve ser extraordinariamente diferente da Terra. "As altas temperaturas e altas pressões [no interior do planeta] devem formar materiais exóticos, como 'gelo quente' e 'água superfluida', substâncias que são completamente alienígenas para nossa experiência diária", disse Berta.

O exoplaneta água está localizado a 40 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ophiuchus (ou Serpentário). Ele tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e pesa quase sete vezes mais. O GJ 1214b orbita sua fraca estrela, uma anã-vermelha 300 vezes menos brilhante do que o Sol, a cada 38 horas, a uma distância de dois milhões de quilômetros, o que permite calcular sua temperatura ambiente em algo perto dos 230 ºC.



Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo