sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Horário de verão termina no domingo (26)

Atrase seu relógio. 
 
O horário de verão termina à 0h do próximo domingo, quando os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e da Bahia deverão atrasar os relógios em uma hora. A mudança nos ponteiros ocorre sempre nos terceiros domingos de outubro - o horário vigente iniciou em 16 de outubro de 2011 - e de fevereiro, mas neste ano o Ministério de Minas e Energia atrasou o fim do ajuste devido ao Carnaval. 
 
 



A norma busca conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso racional da energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento no período de maior consumo - entre 18h e 21h - ocorra com maior eficiência.


O Decreto nº 6.558 de 2008 orienta o funcionamento do ajuste, que nos últimos 10 anos possibilitou uma redução média de cerca de 5% ao ano na demanda por energia no horário de maior consumo. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2 mil MWt a cada ano - duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte ou 75% da demanda da cidade de Curitiba. O ajuste é válido para todos os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, além do Distrito Federal. No ano passado, a Bahia foi incluída pela primeira vez na lista de Estados que adotam o horário de verão.


Histórico


O americano Benjamin Franklin foi o primeiro a propor o adiantamento os relógios para aproveitar melhor as horas de sol, em 1784, quando ainda não havia energia elétrica. Sua ideia, porém, não foi adotada pelo governo dos Estados Unidos. O primeiro país a utilizar a medida foi a Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.


No Brasil, o horário alternativo foi adotado pela primeira vez em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967, a mudança no horário ocorreu 11 vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados ou no período de duração. Em 2008, um decreto presidencial instituiu que o horário de verão vai começar sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e terminar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.


VISITE: WWW.JORNALVARGINHAHOJE.COM.BR 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo