sexta-feira, 9 de março de 2012

Fotos coloridas revelam vales esculpidos por enchentes em Marte

Por Natasha Romanzoti/HypeScience 
Quando a água fluiu no planeta vermelho: inundações antigas
Mosaico capturado pela Mars Express orbiter é codificada por cores para a elevação, mostrando os vales e penhascos que devem ter sido esculpidos por inundações antigas na superfície. Crédito: ESA/DLR





Essas fotos são versões incrivelmente detalhadas em 3D feitas pela Agência Espacial Europeia (ESA) da região Tiu Valles, na superfície do planeta Marte. A área erodida é um vale no quadrângulo de Oxia Palus, sua extensão é de 1.720 km e seu nome vem da palavra "Marte" em inglês antigo (germânico ocidental).

O mosaico da região foi codificado por cores (que indicam as áreas mais e menos elevadas) e destaca a geografia espetacular da área, que teria sido criada por inundações altamente energéticas do rugido da água que um dia existiu em toda a superfície do planeta. As imagens geradas com dados do sistema de câmera estéreo de alta resolução da nave Mars Express mostram modelos digitais de terreno do que a topografia da superfície poderia ser derivada. Cores foram atribuídas a diferentes elevações na paisagem. As imagens foram capturadas em 10 órbitas da nave e mostram uma área de aproximadamente 380 km de comprimento.

A agência disse que fica claro que o Tiu Valles e as massas de água que fluíram dentro dele escavaram a uma profundidade de 1.500 a 2.000 m ao norte do planalto marciano. Crateras de impacto individuais no fundo do vale formaram depressões marcantes, que ocorreram em um momento que a água já não corria mais ali – caso contrário, teriam sido preenchidas com sedimentos.


Acesse as demais imagens

 
 
Agradecimentos a:

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo