Aspectos Geográficos da ITália.
O território da República italiana tem uma superfície de 301.504 Km quadrados, um comprimento máximo de 1.300 km, e uma largura de 600 km; sua extensão é vinte e oito vezes menor que a extensão do Brasil, correspondendo, mais ou menos, à do estado do Rio Grande do Sul.Estende-se no centro do Mar Mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicília e a Sardenha.
O País é delimitado ao Norte pelos Alpes, que se estendem em amplo semicírculo por cerca de 1.300km, e compreendem as montanhas mais altas da Europa: O monte Branco (4.810 m), o Monte Rosa (4.638 m) e o Monte Cervino (4478m). No extremo ponto ocidental do arco alpino, começam os Apeninos que se estendem ao longo da península por cerca de 1.200 km, alcançando a altitude máxima no Gran Sasso d'Itália (2.914 m).
Delimitada pelo arco alpino ao Norte e pela parte setentrional dos Apeninos ao Sul, estende-se por 46.000 km quadrados, a Planicie do Pó, a maior planície da Europa Meridional. Ela deve seu nome ao maior rio italiano, o Pó (652 km), que a percorre em todo o seu comprimento.
Outros rios importantes são o Ádige(410 km), o Tibre (405 km) e o rio Arno (244 km).
Numerosos são também os lagos; entre eles o de Garda (370 km quadrados), o Maior (212 km quadrados), o Como (148 km quadrados) e o Trasimeno (128 km quadrados).
O território italiano apresenta notáveis variações climáticas, em geral os verões são quentes e os invernos frios, com estações bem definidas e chuvas distribuídas no decorrer do ano.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)