quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Glaucoma pode levar à cegueira - Dr Theo Tucci

O glaucoma é uma doença do nervo óptico que pode levar à cegueira. Afeta, principalmente, pessoas acima de 50 anos, mas também pode aparecer em crianças e adolescentes.Há casos em que a criança nasce com a doença. Nessa ocasião, é chamado de glaucoma congênito.

O glaucoma é a principal causa de cegueira entre adultos afro-americanos e a segunda causa de cegueira no mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, no Brasil, há 900 mil pessoas em tratamento, segundo o site da Associação Brasileira de Glaucoma (www.abrag.com.br).

São várias as razões pelas quais o glaucoma causa cegueira. Uma das principais é o fato de que a maioria dos pacientes não percebe a perda de visão até que ocorra dano significativo do nervo óptico. Calcula-se que metade dos pacientes com glaucoma não sabe que possui este problema. Para piorar este quadro, o glaucoma não é incluído nos gastos de saúde pública, fazendo com que a maioria dos casos mantenha-se não catalogado.

Até há pouco tempo, o diagnóstico de glaucoma era feito pela Pressão Intraocular elevada. Mais recentemente, foi confirmado que o dignóstico de glaucoma pela medida de pressão intraocular é falho, pois a medida depende da espessura da córnea além de apresentar flutuação durante as 24 horas do dia. Além disso,há olhos que apresentam glaucoma com pressão nos níveis estatisticamente normais e também há olhos sem glaucoma com pressão acima dos níveis normais.

A cegueira, em pacientes com glaucoma, pode ocorrer por má adesão ao tratamento. É importante que os pacientes se conscientizem de que glaucoma é uma doença que pode levar à cegueira e que só aparecerão sintomas nos estágios finais, quando mais de 90 % do nervo óptico estiver comprometido. Assim, manter a fidelidade ao tratamento, seguindo religiosamente a prescrição médica, é de grande importância no sucesso do tratamento.

Em relação ao médico, este deve realizar, em TODAS as consultas, independente da idade do paciente e até mesmo em crianças, a tonometria (medida da pressão dos olhos) e a análise do nervo óptico.Só assim o dignóstico será precoce e o tratamento evitará a perda do campo visual. É importante que o médico se conscientize de que a doença pode ter uma evolução extremamente rápida em alguns pacientes e, em outros, mesmo que tenha evolução lenta, poderá levar, com o passar dos anos, a sério comprometimento da qualidade de vida.


Dr Theo Tucci de Almeida
Médico Oftalmologista
Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Afonso de Vilhena Paiva, 126
Espaço Idéia / Centro - Lambari - MG
Tel. (35) 3271-3435 - Celular: 9122 3344

ACIL

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo