quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

PÓLO INOX de Lambari potencializa mercado

Por Joseane Astério

CW3 Comunicação e Web



Potencializar o que tem em comum e focar no mesmo objetivo. Esse será o lema do Pólo Inox no ano de 2008. O grupo Pólo Inox, formado por sete empresários do setor de aço inoxidável de Lambari surgiu em 2005, quando o Sebrae Minas iniciou o projeto Arranjo Produtivo Local – APL.



A união desses empresários nasceu de uma conversa entre Márcio (Sansão), diretor da ACIL, com André Gesualdi, da FIEMG e do SIMMMEI (Itajubá ), com o objetivo de se buscar recursos e apoiar um projeto que desse sustentabilidade aos empresários do setor de Inox de Lambari. Com todo apoio da FIEMG, através do presidente Robson Andrade e Ary Novaes foi possível iniciar o Pólo Inox. O processo começou dentro da ACIL, com o apoio do Sebrae e de um importante aliado da cidade que é o Senhor Celso Ferreira, que tem contatos com o presidente da FIEMG e grande interesse no desenvolvimento de Lambari.



Com essa união, as empresas de inox de Lambari estão se tornando mais competitivas; as vendas aumentaram; os custos foram reduzidos; além da significativa melhora na capacidade produtiva, na qualidade e na capacitação dos colaboradores.



Através de missões técnicas e de participação em feiras e eventos voltados para o setor de laticínios, indústrias alimentícias e equipamentos em aço inox, as empresas estão ampliando a rede de contatos e a cultura de cooperativismo.



Em novembro, o grupo participou de uma visita em uma Central de Negócios, em São Paulo, onde puderam conhecer a Rede Construir – grupo de empresários do setor de material de construção. Acompanhados por Gláucya Vale, técnica do Sebrae/MG e Taís Pinho, técnica responsável pelo projeto no estado, os empresários puderam ver de que forma as empresas estão se unindo para aproveitar as oportunidades, gerar benefícios e aumentar o volume de vendas por meio de associativismo. As Centrais de Negócios reúnem empresários que dividem objetivos comuns e disputam atividades conjuntas. Ganha-se produtividade e lucratividade, redução e racionalização de custos, acesso a novos mercados, facilidades de acesso ao crédito e à tecnologia.



A Rede Construir conquistou a 35ª posição entre os maiores varejistas de materiais de construção do país. O associativismo do varejo no segmento de material para construção surgiu há alguns anos, com o objetivo de se unir para comprar grandes volumes e conseguir preços melhores.



Para Rui Bacha, da Injesul Plásticos, o Pólo Inox vai ser um selo de qualidade e as empresas vão se fortalecer, garantindo maior confiabilidade para o consumidor. “Sozinhos, temos encontrado impossibilidades de negociação”, completa Rui.



Lílian Teixeira e Júnior, da Inoxul, fabricantes de equipamentos para laticínios, garantem que as mudanças a partir do projeto foram intensas: “ampliamos nossa fábrica, contratamos mão-de-obra especializada e adquirimos novas máquinas, em apenas dois anos”.



A união de forças para aumentar o poder de compra é só uma das vantagens que sustentam uma Central de Negócios. O maior ganho é a troca de informação entre os empresários do grupo.



Empresas que fazem parte do Pólo Inox



Águas Virtuosas Inox



Injesul



Inoxmilk



Inoxul



Lambarinox



Multinox



Pinhão Roxo Inox



“Não há nada mais triste que um grupo de pessoas bem intencionadas, dando o melhor de si, mas em direções opostas. Todos os esforços se anulam”



ACIL

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo