Transportes e Comunicações (ITÁLIA)
A rede viária alcança atualmente 295.622 km de estradas asfaltadas, sendo em grande parte constituída por vias de grande comunicação em ótimo estado, muitas delas de quatro faixas.
A rede ferroviária, de fundamental importância pelo transporte de mercadorias e de passageiros, alcança uma extensão de 19.500 km. O transporte por via marítima é efetuado por uma frota mercante que teve incremento, sobretudo com a construção de navios petroleiros; os portos mais importantes para o tráfego internacional de passageiros são Gênova e Nápoles.
O transporte aéreo teve, nestes últimos anos, grande expansão; a companhia ALITALIA está entre as principais linhas aéreas mundiais.
A Constituição da República Italiana reconhece a todos os cidadãos o direito de manifestar o próprio pensamento e estabelece que a imprensa não pode estar sujeita a limitações ou censura.
O grande número de jornais cotidianos e periódicos existentes na Itália reflete todas as tendências políticas, sociais, e culturais da vida nacional.
Circula na atualidade uma centena de jornais, dentre os quais se destacam
IL CORRIERE DELLA SERA (Milão)
LA STAMPA (Turim)
IL MESSAGGERO (Roma)
LA REPUBBLICA (Roma).
Ao lado da função informativa e cultural da imprensa escrita, afirma-se cada vez mais a ação das estações transmissoras de rádio e televisão.
Além das emissoras do Estado (RAI - Radiotelevisione Italiana), cujos programas são recebidos em todo território nacional e no exterior, foram criadas várias outras emissoras particulares cujas transmissões interessam sobretudo áreas regionais.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)