quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Um Pouco de História Italiana

Embora a Itália como estado unitário tenha uma história recente, ela foi, há mais de 3.000 anos, sede de grandes civilizações que marcaram profundamente a evolução da cultura ocidental. Berço da civilização etrusca e sede de importantes centros históricos e culturais da civilização grega (Magna Grécia), foi sucessivamente centro do Império Romano que por muitos séculos dominou o mundo ocidental.

A queda do Império Romano (476 d.C.) significou o fim de uma organização política, mas não de uma civilização. A Itália foi invadida por povos de origem germânica que, fixando-se na peninsula, assimilaram elementos da cultura romana.
Sucessivamente, a Itália incorporou-se ao Sacro Império Romano, fundado por Carlos Magno (800 d.C.), que deu à Europa uma nova estrutura política e social (feudalismo).
A Itália manteve durante toda a Idade Média uma posição de privilégio como sede do Papado e centro da cristandade.

No fim do século XI verificou-se na Europa uma renovação econômica,cultural e social que determinou na Itália a civilização das "Comunas". Muitas cidades italianas se organizaram democraticamente e se tornaram autonômas em relação ao Império. A civilização das Comunas foi notavelmente fecunda, seja no plano econômico e social, seja no plano cultural. Mencione-se, como exemplo a cidade de Florença, que no século XIV deu à literatura os nomes de Dante, Boccacio, Petrarca.
O governo da Comuna passou, mais tarde, a ser centralizado nas maõs de um "senhor" que uma vez conseguido o poder, solicitou ao Papa ou ao Imperador um reconhecimento legal para governar. Para tornar seu poder hereditário, conseguiu um título de tradição feudal (duque ou príncipe) e assim as "Senhorias" transformaram-se em estados autonômos. As mais importantes foram, entre outras, as senhorias dos Visconti e dos Sforza em Milão, dos Médici em Florença, dos Gonzaga em Mântua, dos Montefeltro em Urbino, dos Este em Ferrara.

Durante os séculos XIV e XV a Itália atingiu a mais brilhante fase da sua história: a Renascença, que se fez presente em todos os apectos da vida: a política, a literatura, a arte, a ciência, a economia, os costumes. Miguel Ângelo, Rafael, Galileu, Maquiavel, Ariosto, Leonardo são alguns dos nomes representativos dessa época, que teve em Florença o primeiro grande centro.
Politicamente a Itália ficou sujeita aos acontecimentos decorrentes das lutas pela supremacia das potências européias e foi frequentemente invadida por exércitos estrangeiros.
Essa situação prolongou-se até a Revolução Francesa. As idéias de liberdade e de igualdade difundidas pelos exércitos franceses de Napoleão que invadiu a Itália e modificou suas estruturas políticas.
Nessa época se definiu, a nível de consciências individuais e entre a diplomacia européia, o "problema nacional italiano".
Começou no século XIX o "Risorgimento" italiano, movimento que visava a criação de uma Itália unida e livre da dominação estrangeira.
O processo de unificação se efetuou num período de cinquenta anos, conduzido por um lado pelas forças políticas e militares do Rei da Sardenha e por outro lado pelas Sociedades Secretas, como a "Carboneria" e a "Giovane Itália".

Os protagonistas da Política italiana nesse período foram Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi, animados por ideais republicanos, e os Savoia (Reis da Sardenha antes, da Itália depois) que tiveram no ministro Camillo Benso di Cavour um dos maiores artífices da unificação da Itália.
Após rebeliões e guerras, Vittório Emmanule II de savoia conseguiu reunir os vários pequenos estados italianos e proclamou em 1861, o Reino da Itália. A Capital do Reino foi Turim, passando em 1864 para Florença; em 1870 Roma foi sua capital definitiva.

Com a primeira Guerra Mundial (1914-1918) o território nacional, anexando as regiões do Trentino e do Friuli e a cidade de Triestre, completou-se; após os acordos internacionais sucessivos à segunda guerra mundial, acabou fixando-se nas atuais fronteiras.

O sistema político da nação foi modificado em 1946; após um referendum nacional a Itália proclamada República democrática e mudou o precedente "Estatuto" para a atual "Constituição".

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo