8 de março: dia internacional da mulher... parabéns mulheres...
As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias.
É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas.
Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Tu tens uterinidade
E te entranhaste em mim.
Carrego-te, de verdade,
Pela vida, até o fim.
Tu foste, primeiro lar,
O meu mais puro alimento.
Teu leite puro, a jorrar,
Meu mais sublime fermento.
Foste a menina faceira,
Comigo sempre a brincar,
Subindo na goiabeira
Pra ver o tempo passar.
Foste, ainda, a namorada,
Candura em plenitude,
Que me alegrou a jornada
Da saudosa juventude.
Depois foste a companheira
De minha maturidade,
A guardiã da trincheira
De minha felicidade.
E, ainda, em ti nasceu
O fruto de nosso amor,
Muito mais teu do que meu,
Porque parido na dor.
Paciente madroeira,
Envelheceste comigo.
Passaste tua vida inteira
Dando-me força e abrigo.
Meu dias foram os teus,
Sonhando te ver feliz,
Pedindo perdão a Deus
Pelo bem que não te fiz.
(enviada por anônimo)
Fonte:Pobre Virtual (Passa lá)
oi,bom dia pra´voce tb,obrigada pela homenagem...as mulheres são a razão deste mundo existir....só por conhecer a emoção que vai em nossos corações já vale uma vida inteira....brigaduuuuu!!bjus,walk on forever,monicavox.....and love...is not easy...all that you can't leave behind.....forever,u2
ResponderExcluirSua homenagem ficou simplesmente maravilhosa. Abraço. Amigo estarei viajando, mas continuarei visitando...neste período estarei retribuindo visitas,comentários e recados com vc sempre faz. abraço e ótimo final de semana
ResponderExcluir