quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lambari - MG - 1890 - A criação do Distrito de Paz. Eleições realizadas em 1891 e 1892.

Em todo transcurso da década de 1890, os diversos acontecimentos de natureza política, surgidos na povoação, concorreram muito para acelerar o seu progresso e ajudaram a equacionar os dados para o problema da criação do futuro municipio, que não tardaria a ser formado.

Para tanto influiu, sobremodo, o agrupamento político já existente, chefiado pelo Dr. Eustáquio Garção Stockler, que o levou a exercer o mandato de veredor junto à Câmara Municipal de Campanha em 1887 e que se viu prestigiado, a partir de 1889, com o apoio de dois vultos de grande destaque nos meios sociais sul mineiros, na época.

O primeiro se refere ao Dr. Américo Wernek, engenheiro, jornalista, escritor de nomeada e propagandista da República, que vindo em 1889, antes da proclamação da República, a residir em sua fazenda a fazenda dos Pinheiros, a atual Nova Baden., não apenas se uniu à corrente política existente na povoação dando à mesma muito prestígio, como continuou a fazer propaganda de suas idéias republicanas, abertamente, ao lado de Benjamin Constant, que viera à localidade fazer uso das águas, circunstância esta que lhe deu muito destaque, após a proclamação da República.

O segundo vulto de grande projeção se refere ao Dr. João Bráulio Moinhos de Vilhena Junior, médico de tradicional família campanhense, que passou a residir na localidade. Depois de ter clinicado na cidade do Rio de Janeito, então Capital Federal, mudou-se para as Águas Virtuosas em 1890 e se uniu também ao grupo político do Dr. Eustáquio Garção Stockler, aumentando assim o prestígio do agrupamento existente. Iniciando sua vida pública dentro da corrente política a que se filiára, foi eleito deputado em 1891 e reeleito para diversas legislaturas.

Em 25 de janeiro de 1891 procederam-se, nas Águas Virtuosas, às eleições dos representantes ao Congresso Constituinte Mineiro, sendo secretários da 1.a e 2.a seções, respectivamente, os senhores João de Almeida Lisboa Junior e Serafim Antonio de Paiva Pereira. A primeira seção eleitoral funcionou na Casa da Instrução e os trabalhos iniciados às 10 horas foram dirigidos pelos senhores Aurélio Arlindo Vilas Boas da Gama, Teófilo Ottoni Caldas, Custódio Borlido, como mesários e Joaquim Albino de Almeida, como fiscal. Compareceram à votação 73 eleitores inscritos "que depois de aprezentarem seus titulos lançaram na urna fechada á chave duas cedulas cada um, lendo-se numa -PARA DEPUTADOS- e n'outra -PARA SENADORES- depois do que cada eleitor assinou seu nome no livro destinado para esse fim".

Para a apuração o mesário Teófilo Ottoni Caldas serviu de escrutinador tendo-se verificado que dentre os nomes sufragados os do Dr. Eustáquio Garção Stockler e Dr. João Bráulio Moinhos de Vilhena Junior receberam 73 votos cada um para deputado e o Dr.Américo Werneck 73 votos para senador estadual. Terminada a apuração em "voz alta foi proclamado o resultado da eleição dando-se o número de votos obtidos de cada candidato". "Depois de fixado o resultado à porta do prédio onde se procedeu a eleição e estando conclui do o processo eleitoral e cumpridas as formalidades da Ley, foram queimadas em prezença da meza todas as cédulas que foram apuradas e que não continha irregularidades, mandando a meza lavrar a prezente ata no livro proprio, escripto por mim João de Almeida Lisboa Junior, secretario, e assinada pelo prezidente, mezarios e fiscal."

Eleito deputado nas eleições de 25 de janeiro de 1891 o Dr. João Bráulio Júnior desenvolveu grande esfôrço e interêsse no sentido de ser criado o Distrito de Paz das Águas Virtuosas, o que foi conseguido pelo ato n.o 2 de 16 de setembro de 1891, do Govêrno do Estado de Minas.

Em dezembro de 1892 procedeu-se à primeira eleição nas Águas Virtuosas, como Distrito de Paz. No dia 9 desse mês, na casa da Instrução, sob a presidência dos cidadãos João Baptista Bemfica e de João Baptista Pinto funcionando, respectivamente, como juiz de paz e escrivão foram nomeados os seguintes eleitores para comporem a mesa da primeira seção eleitoral: João Baptista Bemfica como presidente; Francisco Honorato de Assis, Artur Rebelo dos Santos, Artur Albino de Almeida e José Rodrigues Bastos como mesários. Para a segunda seção foram nomeados os eleitores João Cândido da Silva Nogueira, Francisco Moreira de Souza, Custódio Gonçalves Borlido, Zacarias Macário dos Santos e Egidio de Lorenzo, sendo que o primeiro como presidente e os demais como mesários. No dia 18 de dezembro, às onze horas da manhã, na mesma casa da Instrução, foi instalada a primeira seção da mesa eleitoral "para recebimento, apuração dos votos e mais trabalhos da eleição de vereadores, concelheiros Distritaes, vereador especial do Distrito e Juizes de Paz".

Nesta seção registrou-se a presença de oitenta e dois eleitores, sendo mais votados para Conselheiros Distritais os seguintes cidadãos: Joaquim Leonel de Azevedo e José Antonio do Espirito Santo, com 44 votos cada um, e José Cândido da Silva, com trinta e oito votos; para vereador especial do Distrito: Eduardo de Sá e Jonas Olinto, com quarenta e quatro e trinta e sete votos respectivamente; para vereadores do Município: Francisco da Silva Araújo, José Coelho Neto e Manoel de Oliveira Andrade, com trinta e oito votos, cada um; para Juizes de Paz: Aurelio Arlindo Vilas Boas da Gama e Mateus Gomes de Paiva com quarenta votos cada um, Afonso Vilhena Paiva trinta e oito votos, Azarias Macário dos Santos trinta e sete votos, José Antonio do Espirito Santo trinta e dois votos.Em seguida "o Prezidente da mesa mandou publicar por Edital na porta do Edificio a lista dos nomes de todos os cidadãos votados e o número de votos do maximo ao minimo.

Em 1898, aproveitando-se o cadastro dos moradores existentes na povoação em 1897, foi realizado novo alistamento eleitoral, existindo na época 411 eleitores inscritos em duas seções eleitorais. Durante toda década de 1890 o Distrito de Paz das Águas Virtuosas gozou de destacada posição política nos meios sociais sul-mineiros. A identidade de pontos de vista dos dirigentes locais, a circunstância de residir na povoação um deputado estadual de muito prestígio - O Dr. João Bráulio Júnior, que vinha sendo reeleito desde 1892 - e a circunstância de residir no Distrito o Dr. Américo Werneck, que em 1898 passou a exercer o cargo de Secretário da Agricultura no govêrno do Dr. Silviano Brandão, todos estes fatôres concorreram para dar muita projeção política ao Distrito e para formar um ambiente de muita confiança e de segurança para os moradores da localidade, traduzidas nas iniciativas particulares que estavam sempre a surgir.a prestigioso grupo político, que retinha nas mãos os destinos do Distrito, fundou, no transcurso da segunda metade da década de 1890, o semanário A PELEJA que, pelo valôr ,dos colaboradores, se tornou o mais importante arauto político noticioso e literário da época, em todo sul de Minas. Américo Werneck, Ferreira Brandão, João Brandão, João Luiz Alves, grandes figuras do jornalismo mineiro, mantiveram suas colunas na A Peleja, no jornal dirigido pelo Dr. Eustáquio Garção Stockler, dando-lhe realce e concorrendo para manter a brilhante posição política e social que a povoagão das Águas Virtuosas conquistara naquele fim do século 19, por mercê de seus homens públicos que,mais do que simples chefes político de um Distrito de Paz, eram autênticos líderes em tôda região sul-mineira campanhense.

NOTA:
- O alistamento eleitoral de 1898 foi efetuado por quarteirões e inscreveu na primeira seção eleitoral todos os eleitores residentes do primeiro ao terceiro quarteirão e na segunda os residentes do quarto ao décimo quateirão. Na primeira seção, dos 215 eleitores inscritos, 177 eram brasileiros, 20 eram italianos, 15 eram portuguêses e 3 eram francêses. Na segunda seção, dos 196 eleitores inscritos, 191 eram brasileiros, 2 eram italianos, 2 eram portuguêses e 1 era francês.

(OBS) Escrito na linguagem da época

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo