Lambari - MG - A cidade
Lambarí fica ao pé da serra das Águas, em uma vasta bacia, protegida pela serra com seus 1.300 metros de altitude, assim abrigada das fortes correntes atmosféricas; banhada pelas águas dos rios Mombuca ao norte, deslizando na direção oeste-leste, e do São Simão, ao sul, correndo a sudoeste-leste; emoldurada de suaves colinas como as do Sertãozinho, Morro do Selado, e, ao longe, as montanhas de Conceição do Rio Verde. Vive num ambiente de uma natuneza risonha, amena e convidativa.
Cidade relativamente nova, mas pela propaganda de seus inúmeros admiradores, está sempre a crescer, quem a conhece não deixa de proclamar as virtudes de suas águas,· a fascinante beleza de seus contornos, a benignidade de seu clima. A atmosfera que a cérca, ozonificada, 'vivífica, sente-se o saneamento dos pulmões, a vivacidade do coração, o alevantamento da moral atraves de dons salutares de que a natureza a dotou.
Possuidora de encantadores passeios, como adiante descreveremos, dá a seus visitantes inúmeros ensejos para encherem seus dias de veraneio. A temperatura média é fresca, 19°; a pressão barométrica em média é de 0,680. Cercada de floresta que purificam o ar ambiente.
ÉPOCAS DE ESTAÇÃO
Não há, a rigor, uma época certa para uma "estação"; é certo que a afluência de veranistas se verifica na ocasião do verão nas grandes capitais; estas, a beira~mar, superpopulosas e de vida agitada como sempre, forçam seus habitantes procurarem um clima ameno e benigno para refazerem o organismo das conseiras cosmopolitas . Naturalmente, dados a convívio social intenso como soi ser a vida das grandes cidades, preferem vir naquela época, porque sabem que encontram ambiente. Entretanto, quando o veranista, tirando suas férias anuais, procura uma estância hidro-mineral para descanço, nota logo que o lugar não se altera, as águas são as mesmas de todo o ano, faltando tão sàmente a "quantidade" de hóspedes nos hotéis. Por isso os meses mais procurados são Fevereiro, Março e Abril. Na entrada do inverno diminue muito o número de veranistas, quem não se dá com o frio nota uma grande diferença. " embora o nosso frio seja sêco, sadio e perfeitamente suportável com os agazalhos mais que triviais; voltamos a ter novamente, na cidade veranistas em quantidade apreciável nos meses de Agôsto a Novembro; com a Primavera de permeio, a estada aqui é sobremodo aprazível. É uma cidade eleita para um perfeito veraneio.
(OBS) Escrito na linguagem da época
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)