terça-feira, 15 de abril de 2008

Lambari - MG - A Criação

Pela Lei-Provincial n· 487, de 28/6/,1850 foi elevada a primitiva povoação à categoria de Freguezia (Paróquia), pertencente ao Município da Campanha (art. 60) e, o Govêrno, prometia mandar um engenheiro para "estabelecer os meios mais adequados de as conservar sempre medicamentosas (art. r), e criava o emprêgo de procurador das Águas Virtuosas"; a séde provisória ficou sendo a Capela do Lambarí (atual Jesuânia). E a Lei-provincial n· 858, de 14 de maio de 1858, transferiu para Lambarí (Jesuânia) a séde da nova Freguezia. Em 27 de Junho de 1859, pelo art. 3· da Lei n· 998, foi elevada a Distrito de Paz, e retificava seus limites; e pela Lei 11· 421, de 24 de Dezembro de 1867, passou a séde da Freguezia de Lambarí e assim ficou até 14 de Setembro de 1870. Tornou-se Distrito pela Lei Estadual 11· 2, de 14 de Setembro de 1891.

O Município de Águas Virtuosas foi criado pela Lei Estadual n· 319, de 16 de Setembro de 1901, e instalado em 2 de Janeiro de 1902, passando a contar com dois Distritos de Paz, São Bom J esús do Lambarí a 8 quilômetros e Conceição do Rio Verde a 36 quilômetros.
A Prefeitura de Águas Virtuosas foi criada pelo Decreto Estadual n· 2.528, de 12 de Maio de 1909.Pela Lei n·556, de 1911, perdeu o Distrito de Conceição do Rio Verde, que formou o novo Município, sob êsse nome.
O Têrmo Forense (cidade) foi criado pela Lei Estadual n· 663, de 18 de Setembro de 1915, mas só se instalou em 15 de Junho de 1917.

Foi elevada a Comarca pela Lei n· 879, de 24 de Janeiro de 1925, abrangendo os Municípios de Cambuquira e Concei'Ção do Rio Verde, e instalada a 1· de Janeiro de 1926, tendo sido nomeado e empossado o seu primeiro Juiz de Direito, o Dr. Julio Braulio de Vilhena, e o primeiro Promotor Público Dr. Joaquim Infante Vieira.Pela Lei estadual n· 336, de 27/12:/948, perdeu o seu Distrito, Jesuânia, que se emancipou, tendo sido instalado a 1· de Janeiro de 1949.

Foi a 27 de Dezembro de 1930, pelo Decreto n9 9.804, que passou a denominar-se Lambarí.

Antes de terminarmos êste capítulo, releve-nos o leitor uma ligeira. explanação, sôbre o nosso ponto de vista a respeito do nome da nossa cidade: Lambarí, o peixe, tem o pomposo nome científico de Tetragonopterus rutilus para o guassú, o grande; e characidium fascíatmn, para o mirim, o pequeno, e o de tetragonopterus jeninsi, para o lambarizinho... A nosso vêr, foram infelizes os homens da cidade que encabeçaram um movimento dêstes para mudança do nome antigo de Águas Virtuosas; êste, sem dúvida, era muito mais sugestivo, mais próprio para uma estância de hidro-climatismo; nome suave, harmonioso e eviterno!

O atual é sobremodo impróprio; como acima citamos existem na família dos peixes de escama (CHARACIDAE), três especles de lambarís todos êles são encontrados nas águas de nossos riachos e ribeirões, assim como no Lago. Acresce ainda a circunstância de que o peixe não vive em nossas águas minerais, nem êle nem outro qualquer, pois nelas não se geram organismos, nem se diga que o escolheram por causa do antigo nome dado à primitiva séde do Município (São Bom Jesus do Lambarí, aqui caracterizando o rio de nome Lambarí) porque os homens de lá, do então distrito,encetaram uma campanha para mudança do antigo "Bias Fortes" para "Jesuânia", no que se tornaram vitoriosos. Dizer-se pois que adotaram o nome por injunções oficiais, na ocasião da periódica subdivisão judiciária do Estado, não podemos aceitar esta evasiva porque sabemos o quanto acata o Govêrno as sugestões emanadas do povo e a êle encaminhadas. O que aconteceu, repetimos, foi uma idéia infeliz dos homens daquela época, que nunca tiveram em sua vida melhor ocasião para ficarem calados do que aquela em cujo momento deliberaram concordar com o batismo da cidade por tão esdrúxulo nome! Felizmente, na nova subdivisão judiciária do Estado, que por lei é feita de 5 em 5 anos e nesta ocasião é que se ventila a questão de nomes para lugarejos e cidades, seremos dos primeiros a pugnar pela restaumção do nosso antigo, bonito e bem amado nome de "Águas Virtuosas" para nossa cidade de cura, onde vemos as águas realmente virtuosas curarem males do corpo e da alma!

(OBS) Escrito na linguagem da época

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo