quarta-feira, 16 de abril de 2008

Lambari - MG - Em 1949 - MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

Do Rio de Janeiro:

Da capital da República vem-se de trem, de automóvel e futuramente de avião... Pela estrada de ferro parte-se da estação D. Pedro lI, às 7 horas pelo rápido paulista (RP1). (A direção da Central faz correr nos meses de março e abril, o trem especial chamado "das águas ou dos aquáticos", que -parte às 6,30 com poltronas numeradas coincidindo seus números com os do carro no trem da Rêde Mineira de Viação, mas dada a grande procura, convêm ser, sempre, solicitadas as passagens com a devida antecedência). Baldeia-se na estação de Cruzeiro e toma-se o carro de Lambarí no trem da Rêde, que parte desta estação às 13,30 (PCl) chegando-se em Lambarí às 18,43. Total da quilometragem: 401 quilômetros.
Costume velho é saltarem na Parada Melo, que fica mais no centro da cidade, a 1 minuto da estação principal, onde condução e carregadores se concentram; no entanto, é aconselhável saltar-se na principal estação, sem atropelo, onde o trem se demora mais e onde já se providencia a retirada das malas que vierem despachadas;
A viagem por estrada de ferro é agradável, a Central hoje;com as automotrizes queimando óleo diesel, não tem mais aquêles fragmentos de carvão e a fumaça, principalmente ao passar pelos túneis, que faziam o tormento dos passageiros. O percurso é agradável e de confôfto, os carros restaurantes tanto na Central como na Rêde são sortidos e oferecem, por isso, bem estar, solícita atenção aos senhores passageiros. O panorama é encantador; tanto nd trecho da Central com a subida da serra do Mar, oferecendo paisagens que deliciam a vista, como o deslizar do trem pelo vale do Rio Paraíba, sempre encachoeirado e poético. No trecho da Rêde, não é menos agradável o percurso, ao sair-se de Cruzeiro o trem galga a Serra da Mantiqueira, passa pelo tunel divisor do Estado de Minas e -São Paulo e percorre o resto do trecho pelas margens dos rios Verde e, depois, do Lambarí, passando por cidades e lugarejos e divisando-se ao redor espetáculos surpréendentes da: natureza; extensos vales, picos soberbos, vegetação ,luxuriante e cenáriós;paradisíacos !
De automóvel, o percurso é feito por boa estrada de rodagem, num percurso total de 379 quilômetros.Passando por muitas cidades e lugares de recurso, o automobilista não encontra dificuldade em transpô-Ia. A par disso, o espetáculo panorâmico não é menos belo; e a duração normal é de 7 horas.A Emprêsa Mineira Automobilística, (EMA), tem uma linha, regular:, as têrças, quintas e sábados, partindo seus ônibus, da Praça Mauá, às 6,25, chegando em Lambarí às 17 horas.Lambarí dista apenas, do Rio, 90 minutos vindo-se pelo ar;estando para breve ser inaugurada uma confortável e segura linha regular de navegação aérea, poderemos num futuro próximo aqui ;chegar naquêle espaço de tempo. O aeroporto é ótimo, e oficializado pelo Departamento de Aeronáutica Civil.

De São Paulo:
A viagem por estrada de ferro é feita partindo-se da estação "Roosevelt" pelo trem PR2, às, 7,00 horas e baldeando-se em Cru.zeiro para o PC-I, que parte às 13,30 horas, o mesmo que trás os passageiros do Rio de Janeiro a distância é de 395 quilômetros. E, por estrada de rodagem, num percurso de cêrca de 417 quilômetros, é feito normalmente em 8 horas. Também esperamos para breve uma linha de navegação aérea, o que trará aqui o veranista em 90 minutos apenas de vôo.

De Belo Horizonte:
Da capital mineira o caminho preferido é o da estrada de ferro Rêde Mineira de Viação. Vem-se pelo noturno (PB2) que parte de lá às 10,40 com carro leito, mas, como há muita afluência de passageiros, é aconselhável encomendar a passagem com antecedência para que se venha confortavelmente sentado ou com leito.O trem chega em "Freitas" às 8,31, partindo às 10,45 para Lambarí, onde chega às 12,35. Quando acontece atrazar muito, a ponto de prejudicar o entroncamento com outros trens de diversos ramais, os passageiros ficam nessa estação aguardando o expresso à tarde, que partindo de Cruzeiro às 13,30 a alcança às 17,30, deixando-a às 17,20 com destino a Lambarí, onde chega às 18,43.
Para se alcançar o mixto em Freitas, o qual corre somente às 2.0', 4.0' e 6.os feiras deve-se, pois, partir de Beló Horizonte aos domingos, 3.0' e 5.as feiras; todos os dias, porém, pode-se viajar, pois, explicamos linhas atrás, diariamente temos trem para Lambarí, com a demora em Freitas. Há os passageiros que preferem fazer a viagem intercalando-a com o trajeto de auto-ônibus, estas partindo de "Três Corações" após a chegada do noturno da capital mineira, às 7,00, chegando em Lambarí às 10,30; correm diariamente e são confortáveis. Para se vir de automóvel, há duas estradas, a via Oliveira e a que passa por Barbacena. O gráfico anexo elucida o trajeto. Aqui aproveitamos para dar uma explicação sôbre êste gráfico. Assinalamos dois trajetos, tanto para o Rio de São Paulo, como para Belo Horizonte; são as duas vias de comunicação mais curtas, naturalmente devido às ramificações hoje existentes das nossas estradas de rodagem, existem outras variantes. Citá-Ias todas seria, então, estamparmos um mapa rodoviário, o que fugia um pouco à feição de nosso modesto trabalho, e, pelas dimensões do mesmo, os entroncamentos ficariam mais difíceis de serem compreendidos. Pensamos acertar.

A estrada de ferro que serve a cidade, hoje Rêde Mineira de Viação, a antiga Muzambinho, inaugurou o trajeto no ramal, a 1 de fevereiro de 1894, quando chegou em Bias Fortes (hoje Jesuânia), e a 24 de março daquêle ano alcançava Lambarí.

Outras vias de comunicaçãó:
Para fins turísticos, damos aqui êstes dados:Lambarí comunica-se, por estradas de rodagem, com todos os seus vizinhos, e, suas estradas, ramificações das federal e estadual conduzem o turista aonde êle quizer ir...De automóvel, distam de Lambarí: Conceição do Rio Verde 47 klms.; Cristina - 64 klms.; Campanha - 51 klms.; São Gonçalo do Sapucaí - 81 klms.; Silvestre Ferraz - 44 klms.; Santa Catarina (via Heliodora) - 44 klms.; Varginha - 106 klms.;

Dentro do. Município, . temos as seguintes estradas: Párá Nova Baden e Aeropôrto,. 6 quilômetros; para Embirizal; 14. quilômetros;para São João do Mombuca, 12 quilômetros e para Santa Quitéria, 14 quilômetros.Rádio Amador: Benedito Garcia (P Y 4 P. P. 250 wts na antena) .

(OBS) Escrito na linguagem da época

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo