Cinco dicas para planejar sua aposentadoria.



A maioria da população brasileira não se preocupa com a aposentadoria. Só vai ver como é na hora de solicitar o benefício. Aí tem que correr para conseguir toda a documentação.Além da parte burocrática temos que pensar de como vai ser nossa vida fora do ambiente de trabalho.Para que a aposentadoria seja realmente boa é necessário que comecemos cedo a pensar nela. É preciso fazer um planejamento para antes de atingirmos o direito ao benefício e para depois de formalmente aposentados.Por isso vou listar cinco tarefas que devemos fazer antes da aposentadoria, quanto mais cedo iniciarmos melhor.

1 – Se você é jovem e vai trabalhar por conta própria não se esqueça de filiar-se à Previdência Pública, pois no futuro vai fazer falta. Quando se é jovem a palavra aposentadoria parece pertencer a outro mundo, para outras pessoas. Mas é um fato que vai acontecer com todos nós, mais cedo ou mais tarde.

2 – A Previdência Pública tem um valor máximo para pagar de mensalidade na aposentadoria, hoje está em R$ 3.038,00, se você ganha mais que isso precisa fazer um plano de Previdência Privada. Quanto mais cedo começar melhor, vai pagar menos mensalmente e receberá uma mensalidade maior quanto atingir a idade que pretende se aposentar. Não esqueça que é um ótimo investimento e que deduz do imposto de renda a pagar.

3 – Cuide da sua saúde, de nada adianta se aposentar para ficar em casa sofrendo ou tendo dificuldade para se locomover. Por isso quanto mais jovem você começar a fazer exames periódicos de controle dos indicadores de saúde melhor. Você vai manter seu corpo preparado para uma vida longa e saudável. A expectativa de vida tem crescido anualmente no Brasil. Para gozar a aposentadoria você vai precisar de saúde.

4 – Comece um plano de condicionamento físico e não abandone nunca, dê total prioridade, pois quem faz exercícios sempre terá um corpo saudável e poderá usufruir de tudo o que há de bom na vida. Segundo os médicos nunca é tarde para começar, mas quanto antes melhor. Se você consegue erguer seu corpo aos trinta e continuar se exercitando poderá erguê-lo quando tiver oitenta.

5 – Planeje uma atividade para fazer depois da aposentadoria, há muitos casos de pessoas que entram em depressão por falta de perspectiva de vida após a aposentadoria.Nosso cérebro funciona como um músculo é preciso mantê-lo em atividade para que funcione bem. Quando se afastar do seu trabalho habitual é necessário que já tenha uma atividade para seus dias de folga. Pode ser uma nova profissão, com horários mais flexíveis e que você goste de fazer. Pode ser uma atividade voluntária. Não importa o que vá fazer, mas é preciso que faça alguma coisa. Não vá despedir-se do trabalho e achar que a vida vai ser boa só porque não precisa levantar cedo na segunda-feira.O trabalho nos mantém ativo e sua falta nos leva a um sentido de inutilidade.

blog do catarino

Comentários

  1. Vim fazer minha visita diária e dizer que gosto muito quando tenho uma postagem publicada aqui no seu blog.
    Muito obrigado.
    Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)