Livro Memorial do Imigrante – A imigração no Estado de São Paulo.



O Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura, lança em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o Livro Memorial do Imigrante – A imigração no Estado de São Paulo. O lançamento acontecerá no próximo dia 15, às 11h, durante a 13º Festa do Imigrante, evento que reúne mais de 30 nacionalidades de imigrantes. A publicação traz em 140 páginas a história da hospedaria, primeira acolhida daqueles que cruzaram o oceano em busca de melhores condições de vida e de quem o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes e comidas. Organizado pela historiadora Soraya Moura, com pesquisa e textos de Odair da Cruz Paiva e Marcelo Cintra de Souza.



A leitura promove o reencontro com a história de nossos antepassados e homenageia aqueles que vindos de lugares tão distantes, fugindo de guerras, de perseguições políticas ou simplesmente da fome, ajudaram a construir o país. Foi na antiga Hospedaria de Imigrante, que hoje abriga o Memorial, que anseios, angústias e expectativas de mais de 2,5 milhões de pessoas de 75 nacionalidades e etnias se entrecruzaram entre 1887 e 1978. Lá se encontram os registros desses trabalhadores que vieram substituir o trabalho escravo na lavoura de café.



Amplamente ilustrado, Memorial do Imigrante – A imigração no Estado de São Paulo apresenta o contexto histórico da Europa em crise e do Brasil em plena expansão e sem mão de obra. Aponta detalhes do prédio e da rotina; trata sobre os regulamentos internos; mostra a preocupação com a saúde dos imigrantes - instalação de serviços médicos, postos de enfermagem e centros de vacinação; apresenta como eram feitos os contratos de trabalho, os locais para onde esses imigrantes iam e o trabalho desenvolvido lá.Ao final do livro, uma linha cronológica com os principais fatos referentes à imigração e à Hospedaria do Imigrante, de 1850 a 1998, orienta os leitores interessados em conhecer mais sobre a história da imigração para o Brasil e entender como São Paulo se tornou essa Babel.



A IMPRENSA OFICIAL
A Imprensa Oficial há 117 anos faz publicação dos diários oficiais e de livros relevantes à preservação e memória do estado de São Paulo.

MEMORIAL DO IMIGRANTE
O Memorial do Imigrante possui amplo e variado acervo de documentos, objetos, fotografias e depoimentos em vídeo de vários grupos de estrangeiros que imigraram para o Brasil, passando por São Paulo. Esses materiais estão à disposição para estudos na biblioteca e no centro de pesquisas da instituição. presta serviço relevante à comunidade ao expedir, por exemplo, a Certificação de Desembarque, documento necessário para a obtenção de dupla cidadania, passaportes, retificação de nome, sucessões hereditárias entre outros. Além disso, a instituição conta com exposições temáticas que são realizadas periodicamente.


Do Memorial do Imigrante
blogdoaleitalia

Comentários