Arquitetos italianos se mobilizam para ajudar vítimas no Haiti


Roma, Ansa - O Conselho Nacional dos Arquitetos da Itália, a Defesa Civil e o Ministério das Relações Exteriores do país europeu farão um projeto conjunto de colaboração para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti no último dia 12. O tremor, que alcançou 7 graus na escala Richter, matou pelo menos 75 mil pessoas e deixou outras 250 mil feridas. A cidade mais atingida foi a capital Porto Príncipe, onde a maioria das construções veio abaixo. Calcula-se que haja um milhão de desabrigados. O projeto conjunto é fruto de um acordo de colaboração firmado em 2004 e resultado de um forte empenho do conselho de arquitetos na reconstrução de L'Aquila -- localidade italiana também atingida por um terremoto, em abril de 2009, que desabrigou 50 mil pessoas e fez quase 300 vítimas fatais.


Na ocasião os profissionais se colocaram à disposição, nas fases de emergência e na imediatamente posterior ao sismo, organizando equipes de técnicos para analisar os edifícios danificados.

A associação nacional pretende ativar a partir de hoje um número de telefone para a coordenação, junto às entidades provinciais, do recolhimento de fundos e artigos de primeira necessidade a fim de atender às exigências mais imediatas dos haitianos.


blogdoaleitalia

Comentários