Vaticano adere às novas tecnologias para evangelizar







Cidade do Vaticano, Ansa - Um dos objetivos do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais é utilizar as novas tecnologias para difundir o Evangelho, afirmou o presidente deste dicastério, Dom Claudio Maria Celli, em entrevista à imprensa local. Em declarações ao jornal vaticano L'Osservatore Romano, Celli explicou que os sacerdotes "devem transmitir a mensagem evangélica por qualquer que seja a estrada a percorrer".


Desde 2009, com o início do Ano Sacerdotal, os sacerdotes deste Conselho Pontifício têm concentrado suas atenções no mundo digital, projetando uma maior presença da Igreja Católica nos meios de comunicação. No último ano, por exemplo, o papa Bento XVI lançou um novo portal, destinado especialmente ao público jovem. O site www.pope2you.net não apenas veicula os discursos e vídeos do Pontífice, mas também dedica um espaço para que os adolescente possam enviar mensagens ao Santo Padre.

"Contudo, não se pode imaginar que o desenvolvimento das novas tecnologias faça surgir uma espécie de 'grande direção digital', a partir da qual comunicamos para o mundo os elementos de uma nova evangelização", continuou Celli.

Na verdade, a rede deve ser vista como "um estímulo para ampliar o campo da escuta e as ocasiões de diálogo", esclareceu o religioso.

O arcebispo argumentou ainda que "a verdade pode tornar-se uma via no mundo da mídia, ainda que por vezes seja difícil". Nesse sentido, ele enfatizou que "o ciberespaço é aberto a todos, e também Deus tem seus direitos".

Dom Celli falou sobre o tema às vésperas da apresentação da mensagem do Papa para o 44º Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado em 16 de maio e abordará o tema "O padre e a pastoral no mundo: as novas mídias a serviço da Palavra de Deus".

O comunicado do Pontífice deve ser apresentado às 11h30 locais (8h30 no horário de Brasília) deste sábado.

blogdoaleitalia

Comentários