quinta-feira, 25 de março de 2010

Abruzzo - Avezzano - Castel del Monte




( Webcam: Avezzano - Castel del Monte )

Avezzano possui origens antigas como declara os seu nome, de evidente derivação latina: “fundus Avidianus”, isto é, um terreno de Avidio, patrício romano. Uma outra possível explicação poderia ser a presença de um templo dedicado a Giano con a inscrição “Ave Iane”.


Avezzano atravessa o Medioevo silenciosamente para destacar-se novamente como centro feudal de uma certa importância, como demonstra um documento de 1343. Nesta época faz parte do Reino angioino de Napoli para depois passar seja aos Orsini que aos Colonna.
Avezzano, com o devastante terremoto de 1915, perdeu grande parte de seu patrimônio artístico mas, relembramos que a cidade já exibe o restaurado Castelo Orsini-Colonna (1490) e, pouco fora da igreja da Madonna di Pietraquaria, os Cunícolos de Nerone (contruídos por vontade do imperador Claudio com o objetivo de secar o lago Fucino).


Esplendido burgo medieval encravado sobre uma colina do parque Nacional do Gran Sasso, Castel del Monte goza de uma posição panorâmica que desperta interesse e oferece aos seus visitantes uma vista de rara beleza.Inserido entre os burgos mais belos da Itália em 2004, Castel del Monte merece ser meta de todas as viagens ao Abruzzo.


Mesmo que as instalações urbanisticas sejam claramente medievais, foram encontradas provas de povoamentos do XI sec. a.C. e também de época romana, que localizavam-se mais em direção ao vale (Cidade das Tre Corone). Isto faz pensar que a mudança em direção ao monte e a fortaleza, teriam sido consequências das frequentes invasões dos povos do norte (godos, longobardos e francos).


A primeira testemunhança da existência de Castel del Monte aparece num documento papal de 1223. Naquele período o burgo pertencia aos Acquaviva, até 1474, para depois passar aos Sforza.Em 1501, Castel del Monte foi destruído pelo exércio espanhol da cidade de L’Aquila, comandado por Muzio Colonna, por ter ficado ao lado dos franceses.


O burgo foi propriedade dos Piccolomini, dos Medici e, passou depois aos Borboni em 1743. Desde 1861 faz parte do território italiano.
Castel del Monte foi tapa fundamental de pastores que por séculos praticaram o transferimento dos animais aos pastos da montanha, a fim de relembrar este ato, existe um inteiro museu dedicato à pastorícia.



A visita pode iniciar-se pelas muralhas existentes até então, e, atravessando uma das suas portas se tem acesso ao burgo que conserva maravilhas de rara beleza: o Palácio do Governatore (XV-XVI sec.), a igreja barroca da MadonnadelSuffragio(XVsec.),os“sporti”(subpassagens), a igreja de S. Marco Evangelista, concluindo com o Ricetto, o primeiro núcleo do vilarejo local que surgia onde surgia também o pátio do castelo munido de torre.


Castel del Monte oferece também os prazeres da boa cozinha: a “chiaranese” (carne de ovelha cozinhada lentamente em grandes recipientes); o “marcetto” (creme picante de queijo pecorino, isto é, um tipo de queijo de ovelha) e do ótimo pecorino.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo