Arquitectura funcionalista em Lingotto
A grande notícia dos jornais neste dia 23 de Maio de 1923 era a inauguração das novas instalações da FIAT em Lingotto, Turim. A maior fábrica de automóveis do mundo - um edifício de cinco pisos com 507m de comprimento por 24m de largura - possuía, além do mais, características inovadoras. A sua forma alongada acompanhava o desenvolvimento da linha de montagem dos automóveis: o percurso iniciava-se no rés-do-chão com o tratamento das matérias-primas e terminava com os veículos saindo para uma inusitada pista de testes com cerca de 1km situada na cobertura.
Este edifício espectacular projectado por Giacomo Mattè Trucco tornou-se de imediato um paradigma da arquitectura moderna e, em particular, do Funcionalismo. Com a sua estrutura em betão armado apoiada em mais de 1000 pilares e o seu desenho funcional baseado nas teorias tayloristas de racionalização do trabalho representou a crença no poder da Indústria e da Tecnologia e foi apontado como exemplo de futuro. O próprio Le Corbusier foi um dos que lhe teceram rasgados elogios.
Durante muitos anos a fábrica trabalhou em pleno e das suas linhas de montagem saíram cerca de 80 modelos da marca italiana, incluindo o famoso Topolino. Em 1982, porém, foi definitivamente fechada e na mesma altura foi lançado um concurso público de arquitectura tendo em vista a sua reutilização como equipamento cultural. O projecto vencedor pertenceu ao arquitecto Renzo Piano.
Piano manteve a integridade formal do imenso edifício e atribui-lhe novas funções terciárias, habitacionais e culturais: zonas comerciais, escritórios, hotéis, centro de congressos e exposições, pinacoteca, auditório, etc. Concluído em 2002 permaneceu um exemplo de futuro embora distante daquele que lhe anteviram inicialmente. Tornou-se um estandarte da arqueologia industrial e um modelo de recuperação arquitectónica e urbana.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)