terça-feira, 30 de março de 2010

BELCASTRO



( Webcam: Belcastro )

Antigo centro medieval da Sila Piccola, Belcastro goza de uma bonita posição panorâmica na costa jônica do Golfo de Squillace.


História
A sua fundação parece coligar-se à época bizantina (VI d.C.), mesmo se recentes achados que datam da Idade do Bronze façam pensar a uma continuidade de povoamento humano desde o II milênio a.C.


Historicamente notícias certas se encontram na sede episcopal (IX) em idade bizantina e como centro fortalecido desde o VIII, com o nome de Geneocastrum. As muralhas foram construídas como meio de defesa contra os saracenos, instalados na Sicília desde 830, e que conseguiram finalmente expugnar o burgo ocupando-o por 40 anos (896).Os bizantinos se reapropriaram de Belcastro em 936, mas tiveram que cedê- lo com a chegada dos normandos (1065) que deram o burgo à familia Faloch e fizeram de Belcastro um condado do Reino.Naquela fase os Faloch se alternaram no poder com a família d’Aquino que passou a administrar Belcastro definitvamente em 1277. Governaram então até 1373, trocando o nome para Bellocastrum (1331).


Com os Sanseverino ao poder (1373), que duraram pouco e por causa da insubordinação à coroa, Belcastro passou antes ao conde Pietro Paolo da Viterbo (1404), depois foi vendida aos Ruffo (1427).De lá o feudo foi como dote ao espanhol Antônio Centelles que, apresentando-se como responsável da rebelião à coroa, perdeu todos os seus bens e inclusive Belcastro, que voltou à coroa espanhola (1444).


Em 1462 o burgo foi confiado a Enrico d’Aragona, filho de Ferdinando I e em 1472 a Ferrante de Guevara, que participou à Conspiração dos Barões perdendo o seu patrimônio.O feudo foi dado então a Giovan Giacomo Trivulzio (22 de abril 1487) que com o iniciar-se da guerra franco-espanhola, decidiu apoiar Carlo VIII (1497) que depois perdeu o conflito, deixando a França com problemas. Em 1500 Belcastro foi comprada pela condessa Costanza d’Avalos d’Aquino e em poucos anos o burgo foi de Alvise D’Aquino (1528), de Alfonso d’Avalos (1541), de Ferrante d’Aragona (1542), de Tommaso de Diano (1548), de Scipione Imperato (1554). Tal alternar-se de governadores foi interrompido por Giovam Battista Sersale, que comprou Belcastro em 1577 por 80 mil ducados. A sua descendência governou até 1673, quando a cidade foi danificada por um forte terremoto (1645).


Subiram então ao poder os Caracciolo (1673), os Poerio (1714) e os de Mayda (1746), que governaram até 1755, ano no qual Belcastro retornou aos Poerio. Em 1799, Belcastro aderiu aos ideais republicanos inaugurando uma fase de confrontos com o cardinal Ruffo, que retomou o povoado até 1803. Mais tarde voltou aos Poerio que governaram até a Unificação da Itália (1861).


Em Belcastro nasceu San Tommaso d’Aquino, membro da poderosa família feudal que governou o burgo durante a fase medieval.


Visita à cidade
A colina é dominada pelo Castelo (XIV) com a bonita Torre Mastra. De lá é possível admirar também a ex-Catedral de S. Michele Arcangelo (XII-XIII) e as antigas muralhas. Descendo pelas bonitas vielas do centro histórico se encontram a Igreja da Piedade, que conserva ao seu interno uma Nossa Senhora bizantina em lenho (XI) e a Capela de S. Rocco, do 1400, e o Palácio Poerio, construído no 1600 pelos Sersale. Notáveis também os restos do castelo bizantino na colina Timpe e aqueles da Igreja de S. Maria della Sanità.


De Belcastro é fácil ir até o Parque Nacional da Sila a fim de realizar interessantes excursões naturalísticas.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo