terça-feira, 30 de março de 2010

CASTROVILLARI


No confim com a Basilicata e pouco distante do Parque do Pollino. Castrovillari surge nos sopés do Monte Pollino, no segundo cume dos Apeninos calabreses.


História
O homem povoou logo a colina da Madonna do Castello onde surgia um santuário durante a Idade do Ferro (XIII- VI a.C.). Mas achados, sejam paleolíticos que neolíticos, foram encontrados no território ao redor. Na época romana imperial o território fora chamado “povoado de Villae Rusticae”, cujos habitantes foram mandados embora pelas sucesivas invasões bárbaras (V d.C.), que induziram os habitantes a protegerem-se sobre a Colina da Madonna fortalecendo o lugar.


O seu nome deriva do bizantino Castrum e Bilaros, modificados mais tarde para Castrum villarum (fortaleza dos vilarejos), Castrivilla (XI) e Castrovillari. Foi conquistada por Roberto il Guiscardo (1064) e ocupada por Ruggero (1130) o qual quis fortalecê-la ainda mais, construindo torres unidas às muralhas.Foi guibelina na revolta contra os angioinos (1268) e rebeldes no confronto com os aragoneses (XV) que, sob o domínio destes, reconstruíram o castelo (1490).


Em 1519, Castrovillari foi vendida a Giovanbattista Spinelli, família que governou até o fim do feudalismo (1806).Durante a República francesa de Napoli (1806-1815), foi uma importante capital administrativa. Castrovillari participou ativamente aos movimentos ressurgimentais (1848) e àqueles sucessivos, que resultaram na união da Itália (1861).
Foi bombardeada pelas tropas anglo- americanas durante o conflito da II Guerra Mundial (1943).


Visita à cidade
Castrovillari se divide em duas partes, o antigo bairro Civita e a parte moderna, unidas pela Ponte da Catena.Na parte antiga surge o majestoso castelo, construído por Paolo Giannitelli (1490), próximo ao qual é possível visitar a Igreja da SS. Trinità, com notáveis quadros ao seu interno.


Dirigindo-se rumo à Basílica, se aconselha uma parada na Igreja de S. Giuliano, que conserva um crucifixo de lenho do 1600 ao seu interno.
Subindo, se pode visitar a Basílica de S. Maria al Castello,construída no XI e reformada em 1363, onde surgia o castelo normando. Notável o patrimônio artístico preservado ao interno: afrescos do 1300, telas do 1600 e do 1700 da escola napolitana e um crucifixo de lenho do 1600.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo