segunda-feira, 29 de março de 2010

COSENZA


( Webcam: Cosenza (CS) )

A cidade é formada por um núcleo antigo, ao lado da colina Pancrazio (383 mt), do qual cume localiza-se um castelo em estilo árabe-normando de notáveis qualidades arquitetônicas, restaurado por Federico II e remanejado posteriormente. Também, apresenta modernos bairros construídos ao norte de Busento, de planta regular.



História
A antiga Consentia ou Cosentia, fundada talvez pelos Pelasgi ou pelos Lucani, importante centro do Bruzio, foi submetida pelos romanos em 204 a.C. e tornou-se colônia sob Augusto.O rei Alarico morreu nos arredores da cidade (410), e os Godos o enterraram, segundo a lenda, no leito do rio Busento, após terem temporaneamente desviado o curso.


Castaldato longobardo, foi nos séculos IX e XI, bizantina, saracena e normanda; com os Angioini tornou-se um importnte centro administrativo da Sila. No XV século, participou às revoltas dos roceiros silanos (1458-59) e dos barões (1485-86) contra os Aragoneses, e, suportou as duras repressões desse período.Foi diversas vezes destruída pelos terremotos (1638, 1783, 1854 e 1870). Centro de movimentos de insurreição contra os Borboni no período do Resurgimento (1829, 1837, 1844, 1847, 1848), após o último movimento, em 1860, entrou a fazer parte do Reino da Italia.


Logo após o insucesso da expedição de 1844 dos irmãos Bandiera, estes foram fuzilados na vale de Rovito, nos redores da cidade.


Visita à cidade
Na parte velha da cidade de Cosenza estão os monumentos mais importantes: a Catedral (construída em formas gótico-cistercenses entre o 1185 e o 1222, foi transformada no 1700 e enfim restaurada no XIX.). Nela se encontra a bela tumba da rainha Isabella Aragona (1271); as igrejas de San Francesco d’ Assisi (XIII-XV), de San Francesco de Paola (XVIII), das Cappuccinelle (XV-XVI) e de Santa Maria de Constantinopoli (XVII), a Porta Martirano e alguns belos palácios do 1400.


Na cidade nova estão a igreja de San Domenico (XV, e refeita no XVIII). O Museu Civico Arqueologico e a Acadêmia Cosentina localizam-se na praça 15 Marzo. Cosenza foi pátria do filósofo e naturalista Bernardino Telesio e do poeta Galeazzo di Tarsia.


A província de Cosenza compreende grande parte da Região da Sila, a fim de promover a valorização turística, agrícola e industrial, e a Catena Costiera, pela íngrime vertente tirrenico.






Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo