sexta-feira, 26 de março de 2010

Empresa do homem mais rico do Brasil é denunciada.



Empresa do homem mais rico do Brasil é denunciada por crime ambiental

O Ministério Público Federal (MPF) do Estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil, denunciou a siderúrgica MMX Metálicos Corumbá Ltda, do empresário Eike Batista, e mais duas empresas por crime ambiental através da compra carvão produzido através de desmatamento irregular.



Além do MMX Metálicos Corumbá Ltda, foram denunciadas a Black Comércio de Carvão Vegetal e a HF Agropecuária. A denúncia teve origem nas Operações Ouro Negro e Rastro Negro Pantanal, realizadas em 2008 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para combater a exploração ilegal de lenha e carvão no estado.



Segundo o ranking dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes, Eike Fuhrken Batista, um empresário brasileiro, de 56 anos, natural de Governador Valadares, Minas Gerais, é o mais rico do Brasil e o oitavo do mundo, e controla uma holding que explora mineração, energia, recursos hídricos e siderurgia no Brasil.
A MMX adquiriu carvão vegetal de fornecedor não licenciado pelo Ibama e é acusada de comprar o produto produzido através do desmatamento de árvores nativas. O carvão, adquirido de fornecedor não licenciado, vinha do município de Bonito, na entrada do Pantanal, onde a exploração de madeira para esse fim é proibida.


De acordo com o MPF, a empresa também foi flagrada recebendo 25 documentos de origem florestal (DOF) falsos de uma empresa envolvida em um esquema de fraudes do sistema eletrônico de controle de produtos florestais.
Segundo a investigação, a Black Comércio de Carvão Vegetal e a HF Agropecuária Ltda retiraram madeira de uma área equivalente a mais de mil campos de futebol do interior da Terra Indígena Kadiwéu, na região de Corumbá, também no Pantanal sul matogrossense.


Na denúncia contra a MMX, o MPF pede que a empresa responda por crime ambiental por deixar de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental, por operar em desacordo com licença ambiental concedida e por desobedecer um auto de infração do Ibama.


Segundo inspeção do Ibama, a MMX Metálicos Corumbá Ltda adquiriu carvão de propriedade localizada no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, contrariando norma contida em sua licença de operação, que proibia a aquisição de carvão vegetal nativo daquele município.


O Ibama impôs embargo à Fazenda Reata, de propriedade da HF Agropecuária, pela extração ilegal de madeira de lei em área considerada Terra Indígena Kadiwéu. Entretanto, a Black Carvão Vegetal continuou suas atividades de corte e carvoejamento ilegais de espécies protegidas na propriedade. O desmatamento pode ter alcançado uma área de até 1.090 hectares.
Além disso, foi constatado na fazenda o corte e tombamento de árvores para secagem e ateamento de fogo, visando facilitar o abate de espécies de maior porte e o posterior plantio de pastagem. Tal processo facilitaria, em muito, a ocorrência de incêndios florestais, problema crônico em Corumbá nos últimos anos.



A Fazenda Reata fica no Pantanal do Nabileque, em Corumbá. A região possui características únicas, com cobertura florestal resultante do encontro entre os biomas Pantanal e Mata Atlântica. A área, de importância ambiental ímpar, faz parte de uma reserva indígena e é considerada território de domínio da União, por isso, o local é especialmente resguardado.



A Black Comércio de Carvão Vegetal Ltda, responsável direta pelo corte e carvoejamento ilegais de espécies protegidas, e a HF Agropecuária Ltda, proprietária da área em que foi realizada a atividade ilícita, devem responder criminalmente pelo corte e transformação de madeira de lei em carvão. A pena é de reclusão, de um a dois anos, e multa.


ANTONIO CARLOS LACERDA
PRAVDA Ru BRASIL


Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo