terça-feira, 30 de março de 2010

GIOIOSA JONICA


Não distante da costa jônica meridional e da sua Marinha, Gioiosa Jônica surge encrustada em uma rocha sobre o vale do Torbido e a poucos quilômetros do Parque Nacional do Aspromonte.



História
Identificada erradamente como a antiga Mistiae, destruída pelos saracenos no X, o centro nasceu na época angioina (XIV) ao redor de uma fortaleza já existente cercada de muralhas. O centro conheceu em época aragonesa (XV), um forte desenvolvimento, tanto que a presença de ordens religiosas foi incrementada e por isso surgiram numerosas igrejas.Seguiu o desenvolvimento econômico o nascimento de novas classes patrícias, que se exprimiram no XVI na construção de muitos nobres palácios em Gioiosa.


Visita à cidade
O Castelo domina o burgo que data do XIII. Se entra no burgo através da Porta Falsa (XV) que se abre ao longo das muralhas medievais. Ao interno, entre vielas e escadarias se notam numerosos palácios nobres entre os quais se destaca o Palácio Amaduri (XV), sede do Arquivo Histórico, ao lado do qual surge a igrejinha de SS. Pietro e Paolo (1577).


Em Gerace, assume importância arquitetônica a Igreja de San Rocco (1593), padroeiro do burgo festejado no último domingo de agosto, e a Igreja Matriz de San Giovanni Battista próxima ao Castelo de onde se goza de um lindo panorama da cidade.
Interessante a zona arqueológica do Naniglio, com construções que datam do I-V d.C.: uma cisterna, as termas e uma vila imperial.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo