domingo, 28 de março de 2010

Lagonegro



( Webcam: Lagonegro )

No lado do Monte Sirino, não distante da costa tirrena do Golfo Policastro, surge Lagonegro, centro agrícola e turístico, perto da Reserva Regional do Lago Laudemio.



História
O seu nome deriva do latim Lacus niger, com referimento à existência de um pequeno lago ou brejo existente um tempo no território.
A sua fundação foi obra dos monges basilianos que ali edificaram o Convento de S. Filippo (IX).
Os longobardos decidiram fortalecer o burgo e, os normandos o designaram ao condado de Lauria, sob o qual permaneceu até a vinda dos svevos (1196).
A vinda dos angioinos (1268), e o início da guerra com os aragoneses (1282), trouxe a ocupação de Lagonegro por parte dos Almugaveri (1284), soldados mercenários afro-catalãos.


Retomada pelos angioinos, foi designada aos Sanseverino, aos Sforza e aos Carafa até 1551, quando conseguiu liberar-se do poder feudal. A população festejou destruindo o castelo, símbolo do poder feudal.
Em 1657, uma epidemia de peste aterrorizou a população da cidade.
Lagonegro aderiu aos movimentos republicanos de 1799 e no âmbito dos confrontos entre o governo borbonico e os franceses, foi saqueada por esses últimos em 1806.


Visita à cidade
Centro da cidade é a Praça Grande, onde surge a Catedral da Trinità, uma fonte do 1800 e o Palácio Corrado do 1700.
Ao lado do palácio, é possível visitar a Igreja da Madonna delle Grazie e a bonita Igreja de Sant’Anna (1665), que conserva uma Nossa Senhora em madeira do XV e um retábulo precioso do 1600.


Se chega então, na parte antiga do vilarejo subindo uma escadaria que em 1603 substituiu a velha ponte elevadiça. Através da Porta de ferro, se chega à zona panorâmica das ruínas do Castelo.
Ali surge a antiga catedral: a medieval San Nicola, com obras de madeira ao interno das quais, de acordo com a tradiçao, conservaria a tumba de Lisa del Giocondo, a famosa Monna Lisa de Leonardo da Vinci.


Lugares de interesse
Igreja de San Nicola di Bari (X sec.); Ruínas do castelo; Palácio Corrado (‘700); Muralhas e Portas; Catedral da Trinità; Igreja do Crocifisso; Igreja de S. Maria Assunta; Igreja de S. Maria degli Angeli e Convento; Igreja de S. Francesco e Convento; Igreja da Madonna del Rosario; Igreja de S. Anna (1665); Igreja da Madonna del Sirino; Igreja da Madonna delle Grazie; Igreja do Purgatorio; Igreja da Candelora; Igreja do SS. Sacramento ou do Carmine; Igreja de S. Maria dei Martiri; Igreja de S. Giovanni; Igreja da Madonna del Bosco; Reserva Regional do Lago Laudemio.


Lagonegro
Centro panorâmico no lado direito do esplêndido Vale d’Agri, Moliterno é um interessante burgo dominado pelo seu castelo medieval.


História
O seu território foi povoado desde a Idade do Bronze, como testemunham os achados encontrados na zona.
A verdadeira fundação de Moliterno se coliga aos contínuos confrontos acontecidos entre os longobardos e saracenos a partir do X. Naquela época foi construída uma torre de defesa longobarda e portanto, com destruição de Grumentum em 975 ou 1031 por parte dos saracenos, alguns fugitivos construíram um vilarejo.
Uma hipótese, além disso contestada, conta que o nome do burgo derive de Moles aeterna, com referimento à torre longobarda.


Em 1050, subiram ao poder os normandos que construiram o Castelo e reinaram até 1186, ano da passagem de poder, através de matrimônio, aos svevos. Sob esses, Moliterno foi de Nicolaus de Moliterno (1239).


Carlo I d’Angiò, concedeu o feudo a Oddone de Brayda (1269), General da sua cavalaria, a qual família governou o burgo até 1477, ano da subida ao poder dos Sanseverino.
Em 1524, os Sanseverino o venderam por 39.000 ducados a Don Antonio Carafa, príncipe de Stigliano, a qual família governou Moliterno até 1682.


Depois, sucederam os Spinelli por apenas 3 anos e, assim Moliterno passou a Fabrizio Pignatelli, príncipe de Marsiconuovo.
Em 1806, depois da lei que aboliu o feudalismo, o feudo foi desmembrado entre os vários credores existentes.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo