Importante centro administrativo da Calabria, Locri localiza-se ao longo da costa jônica na província de Reggio Calabria.
História
Locri Epizephyrii foi fundada pelos colonos gregos vindos de Locride entre o VIII e o VII a.C. Obedecendo ao oráculo de Delfo, os gregos se instalaram antes nos arredores de Zephyrion Acra (atualmente Capo Bruzzano) e por isso no lugar da atual zona arqueológica. Os siculos, povo itálico, vieram até a Calabria e Sicília por volta do XII a.C.; possuíam já um povoado nos arredores de Janchina, rumo aos montes do lugar atual, e chamaram os novos colonos Epizephyriii, isto é, povoado sobre Capo Zefirio.Logo porém, os gregos perceberam a escolha errada e decidiram se locomover até a zona atual, instaurando relações pacíficas com os siculos e por fim expulsando-os e ocupando toda a parte costeira do vale do centro indígena. Deste último restam a necrópolis e alguns utensílios funerários.
Em pouco tempo, Locri assumiu notável importância e, se destinguiu por ser a primeira colônia magno-grega a adotar um código de leis. É famoso o Código de Zaleuco (660 a.C. ), que estabelecia penas específicas para cada tipo de infração e dava às mulheres grande autoridade familiar. A influência de Locri se estendeu até à costa tirrênica fundando as colônias de Medma (Rosamo) e Hipponion (Vibo Valentia) no VII a.C..
Tal política expansionística concluiu-se com o determinar o confronto com as outras colônias gregas que, como Crotone, guerrearam com Locri sofrendo grandes perdas na Batalha da Sagra (560-550 a.C). Para Locri então seguiu uma fase pacífica, interrompida apenas com os confrontos com a cidade de Reggio (477 a.C.), que induziram Locri a terminar a aliança e a proteção a Gerone I di Siracusa.
Reggio renunciou ao assédio, mas o confronto deu-se mais tarde quando Locri apoiou Siracusa na sua guerra contra Reggio Calabria, na qual interveio também Atenas, enviando uma frota. Os confrontos culminaram com o assédio de Siracusa por parte da frota ateniense e o intervento de Esparta concluiu-se com a total derrota de Atenas (413 a.C.).A aliança com Siracusa foi reforçada com o casamento de Dionigi I com Doride (398 a.C.), representante de uma nobre família nobre de Locri.
Logo após a vitória de Dionigi sobre a Liga Italiota (389 a.C.), Locri integrou a si as cidades de Caulonia, Medma e Hipponion.
A aliança com Siracusa terminou quando Dionigi II, refugiando-se em Locri em 356 a.C., assumiu o poder e inaugurou uma antipática política contra a classe aristocrática. A resposta foi o extermínio da sua família em sua ausência (346 a.C.), o que resultou num governo transitório e na inauguração de uma política democrática.A cidade iniciou a cunhar a própria moeda, até chegar ao seu máximo esplendor aos inícios do III a.C..
A cidade se aliou então com o tirano grego Agatocle, conseguindo conquistar Crotone (295 a.C.) e liberando Hipponion (292 a.C.) do dominio dos bruzos, mas logo após a morte do tirano (289 a.C.), teve que aceitar um batalhão romano a fim de defender a cidade (282 a.C.). O quadro político mudou novamente com a guerra entre Taranto e Roma, que seguiu com a chegada de Pirro na Itália (280 a.C.). Locri e os bruzos, até então inimigas, se uniram com Pirro contra os romanos.
Locri foi então assediada via mar pelos romanos e cartagineses (278 a.C.), mas conseguiu derrotar os romanos. A cidade foi assediada pela facçao aristocrática na cidade, favorável a Roma, que fez com que Locri se entregasse ao cônsul romano, Publio Cornelio Rufino (277 a.C.).
Ali conseguiu a vingança de Pirro que no ano seguinte assediou Locri, roubando todo os tesouros do templo de Persefone. A derrota de Pirro em Benevento (275 a.C), devolveu Locri aos romanos que deixaram uma notável autonomia governamental. Depois da Batalha de Canne (216 a.C.), Locri foi assediada pelos cartagineses, que ali situaram um importante batalhão militar. Foi por isso assediada sem algum sucesso pelo cônsul Quinzio Crispino (208 a.C.) e por fim tomada por Scipione (205 a.C.).
Daquele momento, Locri seguiu o destino de Roma, tornando-se municipio (88 a.C.) e perdendo progressivamente importância na idade imperial. Tornou-se novamente importante por ser sede episcopal em 330, mas a queda de Roma, as invasões visigodas e vândalas (V), o nascimento do Reino Ostrogodo (494-553) e os confrontos com os bizantinos (535-553),enfraqueceram definitivamente o sistema econômico e social. A isso se juntaram a perversidade política econômica bizantina, a malária e as incursões saracenas que induziram os habitantes a abandonarem para sempre a cidade. Locri é cidade natal de filósofos, legisladores, atletas e do poeta Stesicoro.
Visita sítio arqueológico
A 3 km das habitações atuais, é possível visitar os restos da antiga Locri Epizephyrii.A zona permite uma agradável visita aos restos dos templos, do teatro e das necrópolis de diferentes épocas.Da cidade restam ainda alguns traçados de muralhas e parte da principal estrada que a atraversava. Numa posição mais elevada, os restos do Santuário de Persefone, roubado por Pirro.
Adjacente à zona, há o Museu Nacional de Locri Epizefiri, que conserva uma notável quantidade de achados por quantidade e valor.A Locri moderna é um importante centro administrativo que se destaca também pela sua estação turística balneária da costa jônica.
Assista ao vidéo






Comentários
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)