sábado, 6 de março de 2010

Silvio Berlusconi, adia viagem ao Brasil




Itamaraty disse que não sabe os motivos do adiamento. Premiê da Itália ainda não marcou nova data para a visita.

Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (5) que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não virá mais ao Brasil na próxima terça-feira (9) como estava previsto. Segundo o Itamaraty, a viagem foi adiada para uma data próxima, mas ainda não agendada. Ainda de acordo com o Itamaraty, a vinda de Berlusconi será provavelmente em abril.


Segundo o ministério, ainda não foram informados os motivos do adiamento. O G1 entrou em contato com a embaixada da Itália mas ainda não conseguiu obter uma justificativa para o adiamento da viagem.
No Brasil, Berlusconi cumpriria visita oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em novembro do ano passado, Lula fez uma visita oficial à Itália e se reuniu com o presidente daquele país, Giorgio Napolitano, e com Berlusconi. A visita do primeiro-ministro ao Brasil acontece em meio ã polêmica sobre a extradição do ex-ativista italiano de esquerda Cesare Battisti, preso em Brasília desde março de


Ex-membro do grupo Proletários Armados para o Comunismo (PAC), Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos no final da década de 70. Ele sempre negou envolvimento com os crimes.


Em dezembro passado, o STF reafirmou que a palavra final sobre a extradição é do presidente da República. No entanto, uma alteração na proclamação do resultado do julgamento encerrado em novembro abriu brecha para que uma eventual decisão de Lula contrária à extradição seja alvo de contestação no STF.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, havia dito na época que o acórdão, a síntese do julgamento da extradição do ex-ativista, será publicado até o fim do primeiro semestre de 2010. Lula já disse que só definirá sobre a extradição de Battisti após a publicação do acórdão.


Condenação
A 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou o ex-ativista italiano Cesare Battisti a dois anos de prisão, em regime aberto, por ter entrado no país com passaporte falso. Ele ainda pode recorrer da condenação, que ocorreu no fim do mês passado. Battisti aguarda uma decisão do presidente da República sobre a sua extradição, como foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal.


Segundo o Ministério da Justiça, com a condenção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode decidir por deixar que Battisti cumpra no Brasil a pena, que envolve serviços comunitários e o pagamento de multa de dez salários mínimos (R$ 5,1 mil), para só então ordenar a extradição do ex-ativista para a Itália. Como o mandato de Lula termina no dia 31 de dezembro, o impasse sobre extraditar ou não Battisti para a Itália seria do seu sucessor.


blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo