Teerã pede libertação imediata de irarianos..
A convocação foi confirmada pela Chancelaria de Roma. Fontes iranianas disseram à ANSA que a diplomacia do país pediu a libertação imediata de detidos e afirmou acreditar que os acontecimentos são "uma manobra política".
"Acompanhamos seriamente os fatos e o embaixador italiano em Teerã foi convocado para dar explicações sobre a questão", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehman-Parast, segundo a agência de notícias local Irna.
O mesmo veículo destacou que o porta-voz definiu as prisões como "uma outra iniciativa propagandística contra o Irã".
Já a rede de televisão estatal iraniana defendeu que o caso é "uma nova encenação da Itália contra o Irã" e "faz parte do plano americano-sionista de acusar injustamente a República Islâmica".
A emissora também acusou as cadeias Al Arabiya e Al Jazira de "participarem, dando uma mão à nova onda de mentiras contra o Irã".
Os dois iranianos, identificados como Hamid Masoumi-Nejad, de 51 anos, e Ali Damirchilu, de 55, foram detidos na última quarta-feira no âmbito de uma investigação realizada pela Procuradoria de Milão sobre tráfico de armas.
Hamid Masoumi-Nejad é jornalista do escritório de Roma de uma rede televisiva iraniana, enquanto Damirchilu foi encontrado na cidade de Turim.
Além deles, outros cinco italianos foram presos e há dois iranianos fugitivos. O grupo é suspeito de formar uma organização para traficar armas para o país islâmico.
O Irã enfrenta um embargo de comércio de armas em meio a análises da comunidade internacional de aumentar as sanções contra o país como forma de pressionar o governo a dialogar sobre seu programa nuclear.
blogdoaleitalia
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)