sexta-feira, 9 de abril de 2010

Panspermia, uma teoria fascinante para a vida na terra



A panspermia é uma teoria que surgiu pela primeira vez na Civilização Grega, 5 séculos antes de Cristo. Derivando das palavras "semente" e "tudo", defende que a vida existe por todo o universo, e a Terra é apenas um dos muitos corpos em que a semente da vida foi colocada.

Teoria da conspiração ou não, a teoria da panspermia foi reavivada no século XIX por vários cientistas modernos que defenderam que este fenómeno seria a causa do nascimento de algumas novas doenças, das crises epidémicas e da constituição genética necessária para a macroevolução (a evolução de Darwin seria assim explicada pelo facto de todos os organismos que conhecemos hoje serem extra-terrestres e, por isso, estarem habituados a adaptarem-se a novos ambientes).

A vida poderia, então, chegar à Terra através de sistemas solares diferentes ou planetas do mesmo sistema solar e por radiação. A forma mais estudada de panspermia é por meio de um meteorito: quando as condições terrestres se tornaram favoráveis ao desenvolvimento de vida, um meteorito teria atravessado a atmosfera, trazendo para a Terra os primeiros organismos com vida - células - que se teriam desenvolvido durante milhões de anos para as formas de vida que conhecemos hoje.

Um dos argumentos dos defensores desta teoria é a chuva vermelha de Kerala, que assolou a Índia de 25 d Julho a 23 de Setembro em 2001. Apesar de vários cientistas terem encontrado uma justificação para a cor da chuva - seriam restos de algas de zonas circundantes - em 2003 dois cientistas surgiram com a hipótese de que a cor se derivaria de partículas extraterrestres de um meteorito que teria entrado na atmosfera na mesma altura. Apesar desta hipótese nunca se ter provado, a dúvida fica no ar.

Como qualquer outra teoria, existem inúmeras limitações e críticas e a verdade é que nunca se encontrou vestígios de vida em qualquer outro planeta, além da Terra. Enquanto isso não acontecer, nada pode ser provado e todas as teorias não passam disso mesmo: hipóteses!


Diana Guerra é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo