sábado, 1 de maio de 2010

Battisti: vice-chanceler elogia decisão do STF

Washington, Ansa - O subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Vincenzo Scotti, elogiou no dia 29 a decisão tomada no fim de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti.

"Quero exprimir nossa satisfação pelo que aconteceu até agora. A Justiça brasileira, sancionando que Battisti não é um refugiado político, deu a palavra final sobre uma posição que era totalmente inaceitável para um país que quer ser plenamente um Estado de Direito", afirmou o vice-chanceler.
"Dito isso, acompanhamos o desenvolvimento da história com grande respeito pelos procedimentos de um país soberano", acrescentou o diplomata, que está em visita oficial aos Estados Unidos.

Condenado pela Justiça da Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, Battisti, ex-membro do grupo de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi detido no Brasil em 2007.
No início do ano passado, ele recebeu o status de refugiado político pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro. Mas, em novembro do mesmo ano, os ministros do STF, por 5 votos a 4, autorizaram sua extradição, como solicita o Estado italiano.
Ao emitir sua sentença, o STF determinou ainda que o parecer final caberia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente no presídio da Papuda, em Brasília, o ex-militante do PAC aguarda o pronunciamento do mandatário. Lula havia anunciado que daria seu parecer depois da publicação do acórdão, a declaração formal com o resultado do julgamento, que saiu no último dia 16 de abril.

Agora, o presidente espera a análise da Advocacia-Geral da União (AGU).
Scotti chegou ontem aos EUA para uma visita de dois dias que tem o objetivo de intensificar as relações entre Itália, América Latina e América Central, através da cooperação econômica e da luta contra o terrorismo e o narcotráfico, segundo explicou o embaixador italiano em Washington, Giulio Terzi.
Ontem o vice-chanceler italiano Scotti se encontrou com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, sendo que, nesta sexta-feira, ele se reuniu com o secretário de Estado adjunto para a América Latina dos Estados Unidos, Arturo Valenzuela.

http://www.italianos.it/
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo