domingo, 9 de maio de 2010

Fotos que abalaram o mundo: Tiananmen Tank Man


Manhã de 5 de Junho de 1989: o Exército Vermelho controla completamente Beijing. Quando todos os protestos na cidade pareciam estar silenciados o mundo assistiu a um acto de desafio, um acto de desespero e coragem de um homem isolado, porta voz de um povo em ruptura, que obteve do comandante da coluna de tanques que ousou desafiar uma resposta tão corajosa quanto condigna.
A primavera de 98' assistiu à maior manifestação pró-democracia na história do regime dito comunista Chinês. Os protestos iniciaram-se em Abril entre os estudantes universitários de Pequim, e espalharam-se rapidamente pela nação.

Durante o tempo que durou a sublevação os dirigentes de topo da hierarquia do regime dividiram-se quanto à forma como a rebelião deveria ser tratada, com uma facção a defender o diálogo e outra a apostar na repressão pura e dura. A 4 de Junho, com um assalto mortífero às posições rebeldes por uma força do Exército de Libertação do Povo (PLA) estimada em 300 mil efectivos, ficou clara a opção do Partido Comunista Chinês e a insurreição foi violentamente abafada em Beijing e no resto do país. Mais uma vez o regime sujou as mãos com o sangue do povo: pelo menos duas mil pessoas pereceram às mãos do PLA, e um número não determinado de feridos e detidos veio engrossar as negras estatísticas da rebelião.

Obtida em 5 de Junho de 1989 por Charlie Cole, da varanda do quarto de Stuart Franklin no hotel onde estava hospedado, esta fotografia foi publicada na Newsweek e capta o momento em que um jovem, desarmado, carregando o casaco numa mão e sacos de compras na outra, quando nada o fazia prever se coloca, de repente, defronte a uma coluna de blindados que se deslocava lentamente em direcção a Tiananmen, travando a sua marcha. O blindado que liderava a coluna em vez de o esmagar à passagem tenta por várias vezes contorná-lo sem sucesso. Por fim o tanque desiste da manobra e cala o motor. Então o jovem sobe para o tanque e dirige algumas palavras ao condutor e ao comandante do blindado questionando a actuação do exército. Ao descer do tanque é rapidamente retirado do local por um grupo de pessoas e num ápice perde-se nas pardas sombras da cidade.
Pelo menos dois outros fotógrafos captaram o mesmo momento sob diferentes ângulos: Stuart Franklin da Magnum
O local onde foram obtidas denomina-se Cháng Ān Dà Jiē (长安大街), ou "Grande Avenida de Chang'an", e conduz à Cidade Proibida que fica a um minuto de distância da Praça Tiananmen.
Parte da sequência do incidente foi captada em vídeo:

Todos estes anos volvidos continuam desconhecidas as identidades e os destinos deste jovem rebelde e dos outros não menos importantes intervenientes no incidente: o condutor e o comandante do tanque, que com as suas atitudes de desafio ao poder instituido e de solidariedade com os manifestantes, com o massacre de Tiananmen recente de um dia, trouxe uma réstia de esperança aos que contestam e resistem à hipocrisia de um regime que se diz defensor dos ideais de "justiça, liberdade, igualdade e fraternidade".

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo