quinta-feira, 6 de maio de 2010

Le mamme di San Vito


A história de um povo que emigrou para o Brasil e que, com a tradicional cozinha da Puglia, há anos ajuda milhares de crianças. Esta é a história contada no filme-documentário de Gianni Torres, rodado em São Paulo, que logo estará no mercado. O filme intitulado "Le mamme di San Vito" conta a particularidade de uma comunidade italiana que emigrou para o Brasil em fins do século XIX e que, com a típica cozinha pugliese, ajuda há anos milhares de crianças.
Uma ferramenta extraordinária de fund raising (uma palavra que não é um simples ato de angariar fundos, posto que 'to raise' tem o significado de crescer, cultivar, surgir, ou seja, levantar os fundos necessários para apoiar uma ação sem fins lucrativos) que leva esta comunidade a ser amada e frequentada por centenas de milhares de brasileiros em São Paulo, no bairro do Brás, onde desde 1918 acontece a Festa de San Vito (de maio a julho).
Nesta festa tipicamente italiana, as "mães de San Vito" preparam e vendem cerca de 4 mil pratos de 'orecchiette', 3 mil de espaguetes 'al sugo', 2 mil 'panzerotti', milhares de 'involtini di fegato' e doces típicos da Puglia.

As Mães de San Vito são mulheres de origem italiana entre 75 e 95 anos que trabalham gratuitamente de terça-feira a domingo para manter e cuidar de 120 crianças por ano, todos acolhidas no Asilo de São Vito, gerenciado pela Associação Beneficente San Vito Martire, integrado por essas mamme. Até hoje, com a venda dos produtos típicos, foram tratadas e alimentadas mais de 18 mil crianças, sem distinção de origem, raça ou credo.
A imprensa brasileira abre os telejornais com a notícia do início da Festa de São Vito, envia correspondentes e se multiplicam as imagens ao vivo em todos os canais. O filme do cineasta pugliese será apresentado em pré-estreia mundial em 14 de maio próximo (um dia antes da abertura da Festa de São Vito em São Paulo) no Edifício Itália (o primeiro arranha-céus símbolo da cidade paulistana), com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a colaboração de numerosas associações ítalo-brasileiras e a participação de autoridades locais e italianas.

As músicas originais da trilha sonora do filme foram compostas e executadas por Vincenzo Abbracciante, pugliese de 29 anos, um dos maiores talentos do acordeão, músico respeitado por artistas do calibre de Marc Ribot e Richard Galliano.

http://www.ansa.it/
http://www.associacaosaovito.com.br/
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo