domingo, 30 de maio de 2010

Norman E. Timbs buick streamliner - restauro por Dave Crouse

Curvas como estas abandonaram os carros que circulam nas cosmopolitas cidades de hoje mas, clássicos como o Buick Streamliner de 1948, criado por Norman E. Timbs e agora restaurado por Dave Crouse mantêm viva a voluptuosidade de outros tempos.
Engenheiro mecânico, Timbs levou mais de dois anos a terminar este elegante roadster, assegurando a qualidade do seu trabalho a capa da revista Motor Trend, além de artigos noutras importantes edições como a Mechanix Illustrated, Popular Mechanics ou a Motor Life. Composto por um chassi de aço e um corpo em alumínio trabalhado à mão, o Streamliner teve um custo de 10,000 USD, dos quais 8,000 representam a grande fatia do orçamento e que foram investidos no distinto e curvilíneo corpo do veículo.
O design de Norman distanciou-se dos cromados excessivos e das enormes barbatanas traseiras que dominavam o mundo automóvel da América. Ainda hoje um dos carros mais raros do mundo, único, já nos anos quarenta o Buick Streamliner era uma raridade para os americanos, e talvez tenha sido ele mesmo o grande ícone e o modelo seguido no pós-guerra.
As formas falam por si, mas há que destacar a fluidez e o minimalismo do veículo, conferidos pelo seu carácter longo e rebaixado, e ainda pela ausência de portas. O motor, um ideal Buick V8 de 1947, capaz de propulsionar o carro de uma tonelada até cerca de 190 Km/h, foi colocado na traseira do chassi, o qual é revelado pela elevação hidráulica do painel traseiro. Um detalhe pouco comum e que obriga a que o cockpit seja empurrado mais para a frente.
Para oferecer uma condução suave, Norman utilizou uma suspensão Ford de 1947 modificada. No conjunto de todos estes factores, a condução deste carro será um impacto, para quem o conduz, claro, mas também para quem o vislumbra ao passar.
A princípio, o Buick Streamliner foi apenas usado para o circuito de exposições das quais participava, até ser comprado em 1952 pelo californiano Jim Davis, que o exibiu por Manhattan Beach, onde residia, e o voltou a deixar ser fotografado para revista Motor Life.
Quase 50 anos se passaram para que se tornasse a ouvir falar na criação de Norman E. Timbs, ao ser encontrado em 2002, no deserto, praticamente intocado. Foi então comprado em leilão e restaurado por Dave Crouse da Custom Inc. em Loveland, Colorado, a pedido dos novos proprietários, Gary e Diane Cerveny de Malibu, Califórnia. A pergunta é certamente, "como passou uma obra de arte como esta tanto tempo no esquecimento?". Ninguém sabe.
Depois de uma restauração completa, fiel e exigente, 2010 foi o ano em que este magnífico clássico reapareceu ao mundo no Amelia Island Concours d'Elegance, concorrendo na categoria Motor Trend Cover Cars, da qual não saiu vencedor, infelizmente.
Não só é improvável que esta pequena maravilha seja vista de novo na estrada, como também que torne a ser visto em leilão: mais que raro, é único, e incomparavelmente belo, pelo que é difícil que qualquer que seja o seu proprietário o queira perder, independentemente do preço que possa atingir. Mas mais que estas questões práticas, é realmente uma pena que veículos que transportam um legado como este o encerrem em si, e que o Buick Streamliner não torne a inspirar uma revolução automóvel como fez no passado século.
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo