domingo, 30 de maio de 2010

Pravda acertou quando disse que intenção de Lula era assumir a ONU

Na edição de 24/03/2010, o PRAVDA, através de reportagem assinada pelo seu correspondente no Brasil, jornalista Antonio Carlos Lacerda, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha interesse em ser secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) logo depois de empossar a ex-ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, presidente do Brasil. 

O texto do jornalista Antonio Carlos Lacerda foi publicado na edição portuguesa do PRAVDA com o título “Depois de eleger Dilma presidente, Lula vai correr mundo para chegar à ONU”, bem como na inglesa com o título “Brazil's President Lula to Go for Secretary-General of the UN”. Todas com data de 24/03/2010 e assinadas pelo correspondente do PRAVDA no Brasil.
A notícia foi considera mera especulação na intenção de desestabilizar a pré-candidatura da petista Dilma Rousseff. Hoje, 23/05/2010, exatos dois meses depois, a Folha de São Paulo, um dos quatro maiores e mais importantes jornais do Brasil, afirma com principal manchete de capa que “Lula articula seu futuro na ONU ou no Banco Mundial”.
A matéria diz que o presidente Lula já tem o apoio dos presidentes da França, Nicolas Sarkozy; e da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero; além do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, para assumir a Secretaria-Geral da ONU.
“Não interessaria a Lula virar secretário-geral da ONU no atual formato, muito dependente dos EUA e dos outros vencedores da Segunda Guerra Mundial - Reino Unido, França, Rússia e China. Mas, se for aprovada uma reforma da ONU, a começar pelo Conselho de Segurança, Lula trabalhará para disputar a Secretaria-Geral”, enfatizou a reportagem da Folha de São Paulo.
O presidente Lula quer assumir a ONU com poderes absolutos, principalmente sobre os membros do Conselho de Segurança. Para isso, quer o Conselho de Segurança da ONU com outra cara, o que significa dizer que ele só aceitaria o cargo se o Conselho passasse a ter outros membros, para não ter de se submeter aos interesses e poderes dos Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha.
Lula quer a Secretaria-Geral da ONU sem os Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha no Conselho de Segurança. Ele só concorda com a permanência da França, com quem o Brasil realizou uma transação comercial para a compra de aviões caças Rafelly, apesar de um laudo técnico da Aeronáutica não ter recomendado essa aeronave.
Já que não vai conseguir mudar a atual composição o Conselho de Segurança da ONU, para assumir a Secretaria-Geral da entidade, o presidente Lula tem pela frente dois grandes obstáculos a vencer: a influência decisória dos Estados, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha, além da pretensão do atual secretário-geral da ONU, Ban Ki  Moon, tem mandato até o final de 2011 e pode ser reconduzido ao cargo.
Uma fonte de Brasília disse que apesar de alimentar um sonho impossível, utópico, o presidente Lula quer “o impossível do impossível: mudar os membros do Conselho de Segurança da ONU. Isso nos faz lembrar Gamal Abdel Nasser, no Egito; Juan Domingos Peron, na Argentina; e Jânio Quadros, no Brasil”.
Por conta da possibilidade do presidente Lula assumir a presidência do Banco Mundial, já existem até empresários brasileiros procurando um prédio na zona sul de São Paulo para ser a sede de um instituto pertinente.
ANTONIO CARLOS LACERDA
PRAVDA Ru BRASIL  
Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo