quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aventura de bicicleta

Uma bike como amiga, para sair de férias pedalando nas trilhas dos campeões. Para os apaixonados das duas rodas o Friuli Venezia Giulia oferece a hospitalidade de albergues e hoteis feitos 'sob medida para o ciclismo', dezenas de trilhas de todos os tipos e dificuldades, em cenários deslumbrantes que incluem dos Alpes ao mar, das Dolomitas (declarados recentemente como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco), das trilhas do Carso em penhascos sobre o mar (na foto a mais famosa, de Rilke, a poucos quilômetros de Trieste) aos centros históricos de cidades artísticas, dos parques e nascentes aos vinhedos, dos montes aos percursos sugestivos da arqueologia de Aquileia.

São 37 hoteis e dezenas de albergues que, por iniciativa da Turismo FVG, oferecem conforto e boas-vindas sob medida para o ciclista (www.turismofriuliveneziagiulia.it/bike): todos tem uma pequena oficina para reparos e manutenção, há refeições generosas (inclusive de madrugada) para ter energia para enfrentar o dia sobre duas rodas e dão a possibilidade de uma pernoite. Os albergues também oferecem percursos de downhill nas áreas de Sauris, Ovaro e do Zoncolan, além de atividades de bike-orienteering. 
Em cada hotel há informações turísticas e indicações técnicas sobre as rotas: duração, dificuldade, o que ver, onde parar para comer. Os itinerários são divididos em três grandes grupos: aqueles adequados para todos, para percorrer em estradas com bicicletas tradicionais (18); os para as mountain bike (23) e os percursos mais fascinantes, aqueles dos grandes campeões das duas rodas (13).

Para bicicletas de estrada, as rotas incluem desde itinerários geográficos (Alpes Adria, Pedemontana, Xarnia, Isonzo, Tagliamento, etc) àqueles mais singulares: para descobrir "a alquimia do presunto" (ao redor de San Daniele del Friuli); para conhecer os "magredi do Cellina e do Meduna"; para reconstruir um percurso ideal "de Nuevo a Pasolini" no Pordenone; ou para saborear "a terra da polenta" na Baixa planície friulana.

As rotas para as bicicletas de montanha são todas divididas em aneis por faixas de dificuldade (vermelho, a mais pesada; azul para todos; verde para principiantes) e também oferecem a descoberta de percursos da Grande Guerra (no Carso de Gorizia), ao 'encanto da paisagem' de bosques e vinhedos, de Corno di Rosazzo a Castelmonte.

Para os adeptos do ciclismo que representa um desafio desportivo, existe a opção da subida do Zoncolan: são 10,5 quilômetros de inferno, com 1.210 metros de desnível, uma inclinação média de 11% e picos de 22%. É nestes lugares onde se disputa uma das etapas mais difíceis da Volta da Itália, e se alguém quer 'medir forças' com os campeões, consigo mesmo ou com a montanha, a partir de Ovaro, pode contar com aulas técnicas, testes biomédicos, a possibilidade de testar os materiais, de medições e comparação de tempos e desempenho. 
Aos atletas das duas rodas, o Friuli Venezia Giulia também sugere caminhos que levaram o friulano Daniele Pontoni a vencer por duas vezes o Campeonato Mundial e por 16 vezes consecutivas o Campeonato Italiano de ciclocross.

Atualmente Pontoni dirige uma escola de ciclismo off-road, reconhecida pela Federação Italiana de Ciclismo, no monte Prat, em Forgaria del Friuli (Udine). Está disponível para grupos de crianças, adolescentes e adultos. É possível frequentar cursos para aprender ou para se aprofundar, de duração variável, com aulas teóricas e práticas em oito anéis de mountain bike e trilhas, sempre com o acompanhamento da equipe técnica da escola.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo